Criança Feliz: famílias assistidas pelo programa visitam decoração natalina do RioMar

Assistência Social e Cidadania
29/11/2022 17h41

Celebrando o período natalino e com o objetivo de estimular o desenvolvimento e de fortalecer os vínculos entre os assistidos e seus pais, o Programa Criança Feliz (PCF) promoveu um passeio lúdico com as crianças assistidas e seus responsáveis, levando-as para conhecer a decoração de natal do RioMar Shopping Aracaju, no bairro Coroa do Meio.

O PCF, iniciativa do Governo Federal realizada na capital sergipana pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria da Assistência Social, atende 100 crianças de 0 a 3 anos de idade, residentes do bairro Santa Maria.

Os assistidos participaram da ação, que está sendo desenvolvida em três momentos, nesta terça-feira, 29, em visita à decoração do Riomar Shopping; na quarta-feira, 30, em visita à decoração do Shopping Jardins; e no dia 10 de dezembro, para assistir a parada "Um Sonho de Natal", no Natal Iluminado do Centro Comercial.

De acordo com a secretária adjunta da Assistência Social de Aracaju, Selma França, além de uma atividade necessária para o programa, que tem como objetivo o desenvolvimento integral dos atendidos, a ação proporciona momentos de gratidão para toda a equipe.

"O Natal é uma data muito importante. Pra nós é um momento gratificante, pois sabemos que muitos deles não têm a oportunidade de vivenciar esse momento, principalmente em família, e pra gente é necessário que estejam todos presentes, pois trabalhamos o convívio deles, o fortalecimento de vínculos. Só temos gratidão por essa oportunidade e por ver as crianças tão felizes. Aproveito para agradecer a administração desses shoppings e todos os colaboradores da Assistência Social que estão conosco nesse momento", destacou.

A supervisora do PCF, Nayanna Santos Souza, diz que esse ano as equipes optaram por proporcionar uma programação diferenciada para os assistidos. Ela explica que o programa, em si, trabalha o vínculo com a família de forma geral, "portanto esse momento é pra trazer um pouco disso, um retrato de final de ano, de família, todo mundo junto, principalmente, a criança e a mãe ou o pai, que é o responsável familiar presente na ação. Serão dois dias de evento, dois shoppings com decorações natalinas diferentes", afirmou ela, ao reconhecer que a equipe do shopping "foi bastante solícita", tanto na questão do passeio, quanto com a oferta de lanche.

Parceria
A coordenadora de Projetos Sociais do Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM), Débora Guerra, explica que os Shoppings Jardins e Riomar Aracaju já possuem diversas parcerias com a Assistência Social, bem como com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

"Nós já trabalhamos com o Social e não podemos, de jeito nenhum, ficar a parte disso, se já trabalhamos resgatando jovens e adolescentes de rua e os qualificando para que tenham seu primeiro emprego, muito mais atenção a gente quer dar à infância, então todo o nosso trabalho visa isso. Nós recebemos crianças pequenas de instituições, mas o Criança Feliz sempre vai ter esse espaço aqui, pois é um projeto de muita importância, afinal, é onde tudo começa. As oportunidades são marcantes, muito significativas e indispensáveis para uma criança ser feliz", disse.

Durante a ação, a administração do Shopping, em parceria com a rede Bob's, ofertou lanches para a criançada após o passeio. Para a dona de casa Priscila Conceição da Silva, mãe da pequena Isadora Conceição, de 1 ano e 6 meses, diz que sua filha participa do programa há um ano e que as atividades são prazerosas e marcantes para a família.

"O Natal do Shopping eu ainda não tinha tido a oportunidade de conhecer e achei tudo lindo. Os passeios que acontecem pelo projeto e, principalmente, esses de natal, representam muito a união familiar, aquele afeto da mãe com o filho, da mãe ou do filho com as monitoras. Trazer a criança para um ambiente diferente é muito bom. As lembranças que ficam são engrandecedoras", conta feliz.

O autônomo Gabriel Rodrigues Silva Santana era o único pai presente na ação. Ele estava acompanhando Apolo Kanai dos Anjos Santana, de 2 anos, que participa do PCF há um ano. Ele diz que essa foi a primeira vez que participou de uma ação do programa sem a presença da mãe.

"É muito importante não só para as crianças, mas para as mães e os pais, ter esse momento e a temática também é importante. E a organização conta muito. Pra mim, foi maravilhoso. Foi a primeira vez que vi a decoração do shopping e foi uma oportunidade muito boa", enfatiza.