Prefeitura realiza evento “Saúde na Comunidade” no bairro Santa Maria

Assistência Social e Cidadania
29/11/2022 18h00

Com o objetivo de ofertar diversos atendimentos em saúde e meio ambiente para a população do bairro Santa Maria, a Prefeitura de Aracaju, em parceria com diversos órgãos, realizou na tarde desta terça-feira, 29, na quadra da  Escola Municipal de Ensino Fundamental Laonte Gama, o evento Saúde na Comunidade.

Promovido pela equipe do Projeto de Trabalho Social (PTS) dos Equipamentos Públicos, desenvolvido pela administração municipal, acompanhado e monitorado pela Coordenação da Área Social (UCP) da Secretaria Municipal da Assistência Social, o evento é uma contrapartida às obras de urbanização e infraestrutura financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do “Programa de Requalificação Urbana - Construindo para o Futuro”.

“Se trata de um evento que já estava previsto no nosso cronograma de atividades do PTS dos equipamentos públicos. Fizemos articulação com a Emef Laonte Gama, que nos cedeu o espaço para a realização das atividades e contamos com a parceria da Secretaria Municipal da Saúde que enviou os insumos e recursos humanos para estarmos realizando o evento. Tivemos aferição de pressão, testes rápidos de sífilis, hepatite e HIV, vacinação contra a covid-19, estande com plantas medicinais, distribuição de mudas enviadas pela Sema, um estande de nutrição em parceria com o Ciras, além das palestras sobre saúde bucal e sobre as ISTs com o médico Almir Santana”, explica a coordenadora do PTS, Renata Góis, ressaltando a participação da Academia da Cidade.

De acordo com a coordenadora ambiental do Programa de Requalificação Urbana, Heloísa de Souza, que esteve no evento à frente do estande de Meio Ambiente, o evento integra mais uma etapa de ações socioambientais e atividades realizadas nos bairros 17 de Março e Santa Maria.

“Através das doações da Secretaria de Meio Ambiente realizamos a doação de mudas para a comunidade e alunos da Escola Laonte Gama. Tal ação visou sensibilizar a sociedade para a conservação do meio ambiente e da importância das árvores e da arborização urbana. Sendo assim, explicamos sobre cada muda, abordando sobre nome popular e científico da espécie, as formas de uso e de como plantar as mudas para um bom desenvolvimento delas. Esperamos que a comunidade possa ser semente de disseminação da importância de um meio ambiente mais sustentável”, afirmou.

O estudante Endrell Dantas de Jesus, 15, participou das atividades promovidas num espaço da escola em que estuda. Para ele, o momento foi uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos.

“Eu gostei muito das atividades, dos estandes, estive no de nutrição e aproveitei para verificar meu peso, altura e ouvir as orientações. Além disso, as palestras trouxeram muitos conhecimentos e informações novas”, diz.