Defesa Civil de Aracaju registra acumulado de 125 mm de chuva em 72h

Defesa Civil
01/12/2022 17h30

Monitorados pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), os pluviômetros da capital registraram o acumulado de 225 milímetros (mm) de chuva no mês de novembro, valor que supera a média histórica para o período, que é de 38,3 mm.

Segundo o gestor da Semdec, tenente-coronel Silvio Prado, as chuvas de novembro ocorreram com intensidade em curto intervalo de tempo. "Aracaju teve um acumulado de 125 milímetros, nas últimas 72 horas. A chuva tende a continuar, mas em volumes menores", indica o secretário.

Em relação ao volume de chuva atípico, para o período, o secretário destaca características que influenciam as condições atmosféricas. "As precipitações dessa época do ano são provocadas por uma zona de convergência do Atlântico Sul, que antes atuava muito na região Sul e Sudeste do país, mas acabou se ampliando para o sul da Bahia, no ano passado, e esse ano chegou no estado de Sergipe, inclusive acompanhadas de trovoadas", detalhou Silvio Prado.

O coordenador-geral da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, avaliou o comportamento da capital durante o período chuvoso. "Pode-se dizer que, diante do volume de chuva, a cidade se comportou bem. Tivemos algumas ocorrências, principalmente relacionadas a risco de colapso estrutural, porém nenhuma situação considerada grave", pondera Rabelo.

A Defesa Civil de Aracaju, mediante os avisos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do ClimAju, emitiu dois alertas via serviço SMS - 40199, nesta semana, sendo encerrado no final da tarde desta quinta-feira (1º), o segundo deles.

Mais de 53 mil telefones móveis estão cadastrados para receber as mensagens oficiais, encaminhadas de forma preventiva, para ampliar o estado de atenção da população, em especial, moradores de áreas de risco.

O monitoramento realizado pelos órgãos ocorre continuamente, em especial nas áreas mais vulneráveis aos efeitos das chuvas. De maneira estratégica, todas as medidas necessárias são adotas de maneira integrada com atuação dos órgãos que compõe o Comitê de Gerencialmente de Crise da Prefeitura de Aracaju.

Em qualquer situação de anormalidade a Defesa Civil deve ser acionada através do número 199, que funciona 24 horas em todos os dias da semana.

Ocorrências

Desde a emissão do primeiro alerta, na segunda-feira (28), a Defesa Civil já atendeu a cerca de 15 ocorrências, sendo a maior parte relacionada a avaliações de riscos estruturais e de desabamento.

Nesse período, não foram registradas ocorrências graves, no entanto, o órgão realizou uma interdição parcial e outra interdição total, referente a residências localizadas nos bairros Cidade Nova e Ponto Novo.

O secretário da Defesa Social ressalta que as patologias estruturais podem ocorrem independente da edificação estar localizada em área de risco. "Isso pode acontecer em qualquer lugar da cidade, por se tratar de fragilidades construtivas das edificações. Temos uma concentração maior nas áreas mais vulneráveis, notadamente na zona Norte", aponta.

ClimAju

A Prefeitura de Aracaju disponibiliza a plataforma ClimAju para acompanhamento, em tempo real, das condições meteorológicas, em todas as regiões da capital. O recurso, disponível através do site aracaju.se.gov.br/climaju, também possibilita acesso à previsão do tempo, com atualizações diárias.

Serviço de alerta 40199

Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.