Alunos da rede municipal comemoram vitória no Concurso de Poesia Marcelo Déda

Educação
09/12/2022 10h18

"Envolvidos no processo da educação transformadora como ideal, trazendo inscrito no coração um lema maioral: 'O educador se eterniza em cada ser que educa'. Esse é o pensamento de Paulo Freire que nunca caduca", Gustavo Almeida, 15 anos.

Este trecho é parte da poesia 'Educação: Asas de Liberdade', escrita pelo aluno do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professora Maria Thétis Nunes, localizada no Bairro América. A poesia o fez conquistar o primeiro lugar na 5ª edição do Concurso de Poesia Governador Marcelo Déda, promovido pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Gustavo concorreu com mais 298 alunos da rede municipal de ensino.

O segundo e terceiro lugares foram para alunas das Emefs Anísio Teixeira, localizada no bairro Atalaia, e José Conrado de Araújo, do São Conrado. Além de certificados, as três primeiras colocações receberam prêmios: o 1º lugar ganhou um notebook e o 2º e 3º receberam tablet. A conquista reflete o trabalho conjunto de incentivo à leitura por parte dos profissionais da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), e os esforços dos alunos e suas famílias.

"Para mim foi uma felicidade muito grande ganhar esse concurso. Confesso que meu pai me ajudou nisso e que já esperávamos que viria uma boa colocação, mas não imaginávamos que seria o primeiro lugar. Dele, também herdei o gosto pela leitura e escrita. Escolhi a educação e Paulo Freire como tema da poesia porque eles têm o poder de unir as pessoas e transformar o mundo através do amor. Este grande patrono brasileiro já faleceu, mas não se deixou ser esquecido, deixou suas obras", conta Gustavo. 

A professora de Português de Gustavo, Jussilene Jesus, foi quem propôs a participação dos alunos no concurso, e quem revisou o trabalho do garoto. Ela comenta o quanto se sentiu orgulhosa pela conquista.
 
"Foi tão maravilhoso ele ter ficado em 1º lugar. Logo que eu trouxe a ideia do Prêmio, ele me falou do sonho de ser escritor e começou a escrever em sala de aula mesmo. A gente percebe o quanto a participação da família na vida escolar dos jovens faz a diferença", afirma Jussilene.

Leonardo Brito, de 13 anos, aluno do 8º ano na Emef Anísio Teixeira, conquistou o 2º lugar no Prêmio. Sua poesia teve como tema uma analogia entre o Futebol e a vida.
 
"Eu gosto bastante de ler e escrever. A escola me incentiva bastante: as professoras passam atividades e projetos para usarmos os livros da biblioteca e também pegamos alguns emprestados para leitura em casa. E eles (os docentes) também me auxiliaram nas pontuações da poesia e a lê-la melhor em público", relata o estudante.

Cursando o 9º ano na Emef José Conrado de Araújo, Kethelen Kaweny Silva, de 15 anos, ficou em 3ª colocação através da obra 'Cansada!', tendo a depressão como tema.
 
"Fiz a poesia em um dia, no outro trouxe para a professora me ajudar a corrigir algumas coisinhas, e entreguei. Eu adoro ler e é a escola que me incentiva. A poesia é meu gênero favorito porque fala de sentimentos e fiquei muito feliz com minha conquista", ressalta a aluna.