Recadastramento Previdenciário é iniciado e segue até março de 2023

Previdência
12/12/2022 16h14

O Instituto de Previdência do Município de Aracaju (Aracaju Previdência) iniciou nesta segunda-feira, 12, a atualização cadastral dos 11.531 servidores públicos vinculados ao  Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). O recadastramento, realizado nos formatos virtual e presencial, segue até o dia 10 de março de 2023 e tem como foco mapear o perfil dos segurados do Instituto, além de proporcionar maior segurança na prática das gestões de recursos humanos e previdenciária.

De acordo com a presidenta do Aracaju Previdência, Avilete Ramalho, o censo previdenciário é uma exigência legal e obrigatório para todos os servidores ativos, aposentados e beneficiários de pensão por morte. Segundo a gestora, objetiva a comprovação de vida, de vínculo, de dependência econômica e financeira de todos os segurados e beneficiários assistidos pelo Regime Próprio, no caso, o Aracaju Previdência.

“A atualização dos dados cadastrais, funcionais e financeiros, viabiliza a elaboração de ações fundamentais para o planejamento do custeio dos benefícios previdenciários e do equilíbrio financeiro e atuarial do Instituto. Além disso, servirá como forma de evitar que benefícios sejam pagos indevidamente causando prejuízo ao Regime e, consequentemente, a todos os segurados”, pontuou.

A professora aposentada Dilza Gonçalves da Silva Rodrigues aprovou a forma como o recadastramento está sendo conduzido. “É uma ação bem prática e rápida, além de  importante pelo fato de ser um reconhecimento ao funcionalismo, que terá seus dados regularizados e, também, porque a gente se torna participante do processo executado pelo Município”, disse.

O também aposentado José Soares Pinto destacou a participação do servidor na organização da gestão pública e enfatizou a necessidade de estar a par do andamento das ações da Prefeitura, destacando o recadastramento previdenciário. “Sem dúvidas, o censo é um fator primordial para que possa constatar a veracidade dos dados daqueles que são ligados ao poder público municipal”.

Atendimento Presencial
Diretor de Relacionamento com o Servidor do Aracaju Previdência, Marcelo Souza Santos orienta que os segurados que preferirem realizar a atualização cadastral presencialmente deverão agendar previamente o atendimento no endereço www.agendacenso.com.br/ajuprev. "Durante o agendamento, o servidor tem a opção de escolher a data e horário de atendimento, além de verificar quais as instruções sobre o recenseamento”, explica.

Ainda de acordo com Marcelo Souza, há outras formas de agendamento. “O servidor pode comparecer à sede do Aracaju Previdência, na Avenida Desembargador Maynard, 1145, bairro Suíssa, ou pelos telefones (79) 4009-7857 / 98134-5277 e 99119-8596. Outras informações também podem ser obtidas através do e-mail atendimento.ajuprev@aracaju.se.gov.br.

Atendimento Virtual
Para o atendimento virtual é necessário seguir os seguintes passos: acessar o endereço www.agendacenso.com.br/ajuprev; inserir as informações solicitadas; anexar os documentos necessários; selecionar a opção “Censo Online”; e anexar uma foto (selfie). O comprovante do atendimento é o protocolo gerado pelo sistema.