Em 2022, Defesa Civil atendeu mais de 500 chamados do serviço emergencial 199

Defesa Civil
29/12/2022 10h42

O serviço emergencial 199, da Defesa Civil, foi implantado em Aracaju no ano de 2017 como o canal de comunicação do órgão para atendimento à população. As solicitações registradas através do serviço representam, em 2022, mais que a metade do total de vistorias realizadas até o mês de novembro.

Nesse período, o órgão contabilizou 790 vistorias, das quais 64,3% foram oriundas do serviço emergencial 199, o que corresponde a 508 vistorias. No balanço realizado pelo órgão consta, ainda, que o mês com maior demanda foi maio, quando foram registrados 121 atendimentos.

De acordo com o levantamento realizado pelo órgão, o mês de maio também alcançou o terceiro maior índice pluviométrico da capital, neste ano, com base nos dados computados pelo sistema ClimAju. Com 313,5 milímetros de chuva, maio foi superado apenas pelos meses de março, quando houve 315,8 mm e o mês de junho, 365,8 mm.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, informa que os dados são avaliados frequentemente, para direcionar ações necessárias à redução de riscos e aprimoramento do atendimento à população, especialmente em áreas de risco.

"A Prefeitura de Aracaju atua na perspectiva da construção de uma cidade cada vez mais resiliente, apta a enfrentar os desafios ocasionados pelas mudanças climáticas e o desenvolvimento da sociedade. Por isso, a gestão municipal implementou sistemas de monitoramento que contribuem de maneira determinante, assim como soma recursos que aproximam à população dos serviços", frisa Silvio Prado.

O coordenador da Defesa Civil, Robson Rabelo, ressalta que a equipe atua em sistema de plantão, 24h, e passa por constantes capacitações, para aprimoramento do atendimento. "O recurso proporciona maior agilidade para atendimento de ocorrências, visto que nossas equipes são deslocadas rapidamente para realizar a avaliação do risco e adotar as providências cabíveis", destaca.

Ainda segundo o coordenador, a dinâmica do atendimento resulta na proteção da população, com significativa redução de danos, diante de situações emergenciais. "Em sua maior parte, os chamados dizem respeito ao risco de desabamento. Nem sempre esse risco existe, efetivamente, mas, diante da avaliação técnica, orientamos e tranquilizamos o solicitante. Já para os casos em que há risco iminente, adoptamos todas as providências necessárias para resguardar vidas e os bens dos solicitantes", acrescenta o coordenador da Defesa Civil.

Além dos chamados referentes a riscos de desabamentos, também constam situações relacionadas aos riscos de queda de árvores, deslizamento de terra, alagamentos, inundações e outros.

"Orientamos que nos casos em que forem verificadas situações de anormalidade, como inclinação de árvores e postes nas áreas de encostas, barulhos no madeiramento do telhado, afundamento de piso ou outras, que a população acione imediatamente o órgão", ressalta Robson Rabelo.

Funcionamento

O serviço emergencial 199 está disponível 24h para que, em caso de eventuais situações de risco, a população possa solicitar vistorias ao órgão. Os chamados são recebidos na Central de Monitoramento da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e encaminhados, imediatamente, à equipe da Defesa Civil.

"Quando uma ocorrência é registrada, os agentes se deslocam imediatamente para realizar avaliações técnicas e fazer os encaminhamentos necessários", indica Robson Rabelo.