Prefeitura conclui última etapa do curso de gestão escolar do ano letivo 2022

Educação
05/01/2023 12h50

Diretores escolares e coordenadores administrativos da rede municipal de ensino de Aracaju participaram, na manhã desta quinta-feira, 5, da última etapa do curso 'Gestão Colaborativa: Desafios da Educação Municipal de Aracaju', promovido pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed).

Este módulo de encerramento foi realizado no auditório Antônio Vieira da Silva Neto, e teve como tema 'Gestão dos recursos financeiros e patrimônio escolar'. A capacitação objetivou orientar os gestores escolares acerca dos procedimentos de aplicação , execução e prestação de contas dos recursos financeiros e a guarda do patrimônio escolar.

Durante a manhã foram realizadas palestras, oficinas e abordados aspectos qualitativos e quantitativos que buscam garantir a eficácia das ações e, consequentemente, melhores resultados na aprendizagem dos alunos.

As palestras foram proferidas pelos técnicos da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Secretaria Municipal da Educação (Asplandi), Manoel Pompilio e Julita Batista; da diretora do Departamento de Administração e Finanças (DAF), Katia Perette; e da coordenadora de Material e Patrimônio (Comap/DAF), Julielen Carine Valadão.

Kátia Perette ressalta a importância deste momento para que gestores escolares possam compreender a importância do patrimônio e como ele deve ser controlado na escola.
 
"Estamos aqui para ajudá-los a entender, inclusive, como planejar as aquisições através do Programa de Repasse de Recursos Financeiros, o Prefin; como adquirir equipamentos que realmente possam ser classificados e tombados como patrimônio. É mais uma forma de chegar mais próximo das escolas e seus diretores, os acolhendo, sanando suas dúvidas do dia a dia e os deixando mais tranquilos quanto à gestão da unidade de ensino", explana..

Como técnico da Asplandi/Semed, Manoel Pompilio explica que esta é uma oportunidade de amplo diálogo sobre as prestações de conta com os gestores de cada escola, na busca por garantir que os recursos sejam aplicados conforme a legislação e dentro daquilo que a escola precisa. 

"Estamos orientando estes profissionais para que as necessidades das escolas sejam atendidas e se faça a correta execução dos recursos, de forma a não deixar nenhuma unidade de ensino inadimplente. É, ainda, uma troca de experiências. Sempre que há mudança de conselho, há esta necessidade de se fazer uma capacitação, de modo a evitar problemas e, até mesmo, conscientizar os novos gestores dos desafios que eles vão enfrentar no que se refere à prestação de contas", expressa Manoel.

Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Airton de Andrade, do bairro Jabotiana, Vilma Lima conta como tem sido sua experiência durante o curso de gestão.

"Foi um reforço de conhecimento a mais. Este último módulo foi ainda mais importante para nós, porque estamos trabalhando com recursos financeiros, que é o quebra-cabeça das escolas, e o patrimônio, algo que nos pede muita cautela no gerenciar. A Semed está de parabéns. Foi um curso que a gente fechou com chave de ouro. Somos bem assessorados e nossas dúvidas são sanadas com agilidade através do suporte da equipe da Secretaria", expressa a gestora escolar.