Com o objetivo de proporcionar acolhimento e qualidade de vida para idosos em situação de vulnerabilidade, a Prefeitura de Aracaju inicia a construção do primeiro Centro Dia voltado para este público, no Centro Social Urbano (CSU) situado na rua Alagoas, no bairro José Conrado de Araújo.
O equipamento será erguido em um espaço em que já havia outro prédio, mas sem utilização. No momento, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), responsável pela execução do projeto, realiza a demolição da antiga estrutura.
O Centro DIA do Idoso será construído em uma área de 303,57 m², e contará com varanda, recepção, espaço multiuso, refeitório, cozinha, despensa, depósito, áreas de serviço, espaços de atendimentos coletivo e individual, administração e almoxarifado.
No equipamento, a gestão municipal incentivará a prática esportiva: reformará a quadra do local, que vai contar com cobertura, alambrados, pisos de alta resistência e equipamentos para vôlei, basquete e futebol. Além disso, também implantará academia de ginástica ao ar livre e paisagismo.
O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, ressalta o trabalho da Prefeitura para ampliar a oferta de serviços públicos no município.
“Começamos a construir o primeiro Centro Dia para idosos em Aracaju a partir de um investimento de R$ 1.854.156,13. Essa iniciativa vai mudar muitas vidas, e essa transformação não seria possível sem uma atuação integrada entre os órgãos da gestão. Nós estamos realizando a obra e, quando concluída, a unidade será passada para a Secretaria Municipal da Assistência Social. Desta forma, idosos que tenham dependência de cuidados poderão ser assistidos pelo poder público”, informa.
Centro DIA
O Centro Dia é um equipamento socioassistencial destinado ao atendimento especializado a pessoas idosas e a pessoas com deficiência que tenham algum grau de dependência de cuidados.
Podem ter acesso ao equipamento pessoas idosas que dependem de cuidados para a realização de suas atividades diárias, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos, tais como: isolamento social, confinamento, falta de cuidados adequados, alto grau de estresse do cuidador familiar, entre outros; bem como usuários dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados da Assistência Social (Creas).
Este equipamento, que será o primeiro do tipo na capital sergipana, disponibilizará profissionais como assistente social, educador social, cuidador, educador físico, entre outros.
Centro Dia para Pessoas com Deficiência
Em Aracaju, a Assistência Social possui um Centro Dia para pessoas com deficiência, que está localizado na travessa Canaã, no bairro Pereira Lobo, e possui uma equipe de 12 pessoas profissionais, entre assistentes sociais, educadores sociais e cuidadores.
O equipamento atende a 34 usuários com idades entre 18 e 59 anos, com deficiência visual, cognitiva e física, e portadores de algumas síndromes, como Síndrome de Down e do Espectro Autista.
Para ter acesso ao equipamento, o cidadão pode procurar a unidade ou também ser encaminhado a ela por meio da busca ativa, via outros serviços da Assistência Social, como Cras, Creas e também a partir do Ministério Público.