Prefeito Edvaldo acompanha posse do desembargador Ricardo Múcio como novo presidente do TJ/SE

Agência Aracaju de Notícias
01/02/2023 12h30

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, na manhã desta quarta-feira, 1º, da posse do desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima como novo presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE). Ele sucede  o desembargador Edson Ulisses de Melo. Durante a solenidade, ocorrida no Palácio da Justiça, também foram empossados os desembargadores Gilson Felix dos Santos, como vice-presidente, e Ana Bernadete Leite de Carvalho Andrade, como corregedora-geral. A nova Mesa Diretora do TJ ficará à frente do órgão no biênio  2023-2025. A primeira-dama, Danusa Silva, acompanhou o prefeito na cerimônia.

"Este é um dia muito importante, de renovação para o Judiciário sergipano. O desembargador Edson Ulisses teve um mandato exitoso e, agora, transmite o cargo de presidente para o desembargador Ricardo Múcio, que assume o Tribunal de Justiça no frescor da sua juventude, junto com a Mesa Diretora. Tenho certeza de que eles conduzirão o órgão com muita efetividade, cumprindo o papel de prestar uma justiça rápida, eficaz, humana e igualitária à sociedade. O Tribunal de Justiça de Sergipe tem sido reconhecido no país pelo grandioso trabalho que realiza e, sem dúvida, com esta nova gestão, continuará brilhando no cenário nacional", afirmou Edvaldo.

Em seu discurso de posse, o novo presidente do TJ/SE, desembargador Ricardo Múcio, destacou que "exercer o honroso cargo vem carregado de imensas responsabilidades em razão de metas e objetivos a serem cumpridos pelo Judiciário". Ele ressaltou também que a justiça estadual "seguirá presente em todos os passos dos indivíduos, registrando atos da vida civil e comercial". "É a justiça que primeiro abre as portas ao cidadão, de forma perene. Todo juiz e toda a sociedade tem que compreender que, ao proferir uma decisão, está lançando um grão de fortalecimento da democracia brasileira", reiterou.

O desembargador Edson Ulisses, que exerceu o cargo de presidente do Tribunal de Justiça nos últimos dois anos, em seu pronunciamento, fez um balanço do seu mandato, citando ações como a digitalização dos processos do tribunal e os projetos voltados aos grupos mais vulneráveis. "Os tempos de hoje exigem um Judiciário aberto ao diálogo com a população, um Judiciário que seja esperança da população", enfatizou o desembargador, agradecendo a todos os servidores pelo empenho na atuação diária, para que o TJ possa prestar um serviço de qualidade aos sergipanos.

O novo presidente

Natural de Aracaju, Ricardo Múcio Santana é bacharel em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Filho do desembargador Aloísio de Abreu Lima e da procuradora de Justiça, Maria Izabel Santana de Abreu Lima, ele foi aprovado no concurso para a magistratura sergipana em março de 1989, iniciando sua carreira como juiz substituto da comarca de Tobias Barreto em dezembro do mesmo ano. Na capital sergipana, atuou na 1ª Vara Cível da Comarca de Aracaju; na 2ª Vara Privativa de Assistência Judiciária; foi juiz titular da 16ª Vara Cível, no Juizado da Infância e Juventude; e titular da 21ª Vara Cível.

Também presidiu a Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase) por dois mandatos - 1996-1997 e 2000-2001 -, e membro do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, no biênio 2004-2006. Ricardo Múcio foi empossado  como desembargador do TJ/SE em abril de 2010. Já na função, fez parte da Mesa Diretora no cargo de corregedor-geral no biênio 2015-2017, quando também foi eleito presidente do Conselho da Magistratura. Entre 2017 e 2019 assumiu a presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe.