Prefeitura ampliará acesso à saúde com nova UBS Elizabeth Pita, no Santa Maria

Obras e Urbanização
02/02/2023 10h02

Com o objetivo de ampliar o acesso à saúde dentro dos bairros e cumprir com o seu dever constitucional de oferta de atendimentos qualificados em atenção primária, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), dá continuidade à construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Elizabeth Pita, localizada no bairro Santa Maria.

Para viabilizar a obra, a gestão municipal investe cerca de R$ 1,7 milhão. A unidade é erguida em área de aproximadamente 580 m², e será compartimentada da seguinte forma: sala de imunização e nebulização; recepção; arquivo; sala de espera; dois consultórios de enfermagem; três consultórios médicos; um consultório ginecológico; sala de curativo; dois gabinetes odontológicos; sala de observação; sala de reunião; sala de administração; farmácia; depósito; casa de lixo; copa; esterilização; DML; sanitários acessíveis; e vestiários femininos e masculinos para os funcionários.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca a importância de reconstruir a unidade.

“A comunidade do bairro Santa Maria estava desassistida, porque a gestão anterior demoliu o antigo prédio com a promessa de construir um novo, o que nunca foi cumprido. Então, além de a Secretaria Municipal da Saúde retomar os atendimentos em um local adaptado, nós providenciamos os recursos para solucionar este problema de modo permanente. Assim, garantimo qualidade de vida, saúde e desenvolvimento para uma região que é densa em termos de população”.

No atual estágio da obra, a Prefeitura aplica revestimento nas paredes, aplica os contrapisos da cobertura e faz a implantação de instalações elétricas e hidráulicas do prédio.