Prefeitura trata com conselheiros tutelares sobre a Matrícula Online 2023

Educação
02/02/2023 14h19

Na manhã desta quinta-feira, 2, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), promoveu reunião com os conselheiros tutelares dos seis distritos da capital. Realizado na Escola do Governo e Administração Pública (Esgap), o encontro teve como pauta principal a Matrícula Online e as preparações para o início do ano letivo de 2023. Também participaram da reunião representantes do Ministério Público de Sergipe (MPSE).

Neste período de matrículas, os Conselhos Tutelares recebem muitas famílias em busca de auxílio no processo para matricular os estudantes na rede municipal de ensino. Pensando nisto, a Semed discorreu sobre como funciona os procedimentos para solicitação das vagas na rede municipal a partir do cadastro no Portal da Matrícula, a Central da Matrícula e o papel do Conselho Tutelar neste processo.

A secretária-adjunta da Educação, Antônia Arimateia, ressalta que reuniões como esta são importantes e necessárias para que a pasta esteja sempre cultivando e reforçando suas parcerias.


"É um momento fundamental para podermos realizar nosso planejamento e nos antecipar às questões. Assim como os gestores escolares, os conselheiros tutelares estão nas comunidades, tendo percepções diferenciadas. Quando nos juntamos para conversar, antecipamos fatos e podemos enfrentar melhor as necessidades. Também discutimos sobre assuntos como a permanência do aluno na sala de aula, frequência e organização do ano letivo, busca ativa e a integração necessária entre escola, conselhos tutelares e os mais diversos setores que prestam assistência à comunidade", pontua a secretária-adjunta. 

Na ocasião, também foi feito um balanço com o número de cadastros realizados até os dois primeiros dias de transferência interna, das matrículas confirmadas e quantas vagas estão previstas para alunos novos. Outros pontos em pauta foram as inaugurações das novas escolas, reformas e ampliações de outras, assim como o manejo destas para um novo prédio provisório.

Conselheira tutelar do 6º distrito da capital, que atende a região dos bairros Santa Maria, 17 de março, Aruana, Mosqueiro e adjacentes, Aline Ferreira afirma que, no local, há uma grande procura em relação à matrícula e que o diálogo junto à Secretaria da Educação é fundamental para que os Conselhos Tutelares possam orientar os pais e buscar, todos juntos, garantir os direitos inerentes às crianças e adolescentes através dos serviços educacionais.

"A reunião de hoje com a Secretaria foi importante, até mesmo para conversarmos e orientarmos sobre os procedimentos mais adequados para o acolhimento às crianças e para que possamos dar o apoio necessário às comunidades, contribuindo para que todos os alunos consigam ser matriculados e possam ter seus direitos garantidos através da escola. É um grande objetivo em comum e trabalhamos juntos neste sentido", expressa Aline.