Emsurb amplia ações de limpeza e monitoramento em decorrência das chuvas

Serviços Urbanos
06/02/2023 15h27

As mais recentes chuvas que chegaram à capital sergipana têm sido acompanhadas de perto pelas equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Com um acumulado de mais de 52 milímetros nas últimas horas, segundo dados da plataforma ClimAju, os trabalhos de limpeza e monitoramento seguem intensificados em diversos trechos do município, com atenção especial às áreas que apresentam histórico de alagamentos. 

Neste contexto, ainda nas primeiras horas desta segunda-feira, 6, profissionais da Diretoria de Operações (Dirop) atuaram para conter o nível da água em alguns dos canais que cortam a cidade, a exemplo dos que ficam localizados nas avenidas Salatiel Santana, Anísio Azevedo, Gonçalo Prado Rolemberg e Pedro Paes Azevedo, como também no conjunto Lourival Batista. 

Paralelamente e seguindo o cronograma operacional, procedimentos para a remoção de resíduos também foram efetuados nos canais situados no loteamento Aquarius e avenida Dr. José Calumby (método manual), nas avenidas Laguna e Dr. Francisco Moreira (por barragem móvel), bem como na avenida Amarela e no bairro Santa Maria, sentido 17 de Março (método mecanizado).   

“Do momento em que a chuva começa a cair de forma mais intensificada, é iniciado o trabalho de monitoramento e, a partir dele, começamos a deslocar as equipes de acordo com a necessidade de cada local, priorizando aqueles em que a incidência maior de descarte irregular acaba resultando em pontos de alagamento”, explica o gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Lauro Maia.

No decorrer do dia, a empresa municipal contou também com um rápido atendimento a demandas pontuais que surgiram após as fortes chuvas. No Santa Maria, que concentrou um volume de água maior em comparação a outros bairros, equipes municipais utilizaram maquinário para auxiliar na retirada de lama em alguns trechos, enquanto em outros pontos da cidade, como na Praça da Bandeira e no cruzamento das ruas Lagarto e Alcides Leite, agentes efetuaram a desobstrução de bueiros, removendo o lixo que impedia o escoamento das águas.  

Conforme esclarece o presidente da empresa municipal, Bruno Moraes, a alta incidência de descarte inadequado é o principal fator que faz gerar pontos de alagamentos e prejuízos diversos à população.  

“Este é o caso, por exemplo, da avenida Airton Teles, que mesmo contando com a coleta de lixo diariamente, ainda registra um índice elevado deste tipo de prática. Neste sentido, para reduzir ao máximo os problemas à mobilidade naquela região, a Emsurb deslocou, no início da manhã, uma equipe para fazer a devida limpeza do local. Além deste trabalho, equipes técnicas também seguem atentas às condições das árvores, com registro apenas da queda de um galho na avenida Barão de Maruim”, ressalta Bruno. 

Acompanhamento e situações de emergência
Por meio da plataforma ClimAju, disponível no site da Prefeitura de Aracaju, a população pode acompanhar, em tempo real, as condições meteorológicas, em todas as regiões da capital, além de atualizações diárias sobre a previsão do tempo. Já para casos de emergência, a Defesa Civil do município pode ser acionada através do serviço 199, que funciona 24h.