Projeto Verão 2023: Emsurb entrega credenciais e demarca áreas de ambulantes

Serviços Urbanos
07/02/2023 17h16

Edvânia Peixoto Torquato foi uma das primeiras vendedoras a retirarem, na sede da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), nesta terça-feira, 7, a credencial de identificação para o comércio ambulante de alimentos e bebidas no Projeto Verão 2023, evento que será realizado pela Prefeitura de Aracaju e Governo de Sergipe, de 10 a 12 de fevereiro, na Orla da Atalaia. “Está sendo muito importante para mim, porque foi a primeira vez que fiz a inscrição e já consegui ser sorteada”, afirmou a comerciante.

Com brilho nos olhos e um sorriso tímido por trás da máscara, a dona de casa desempregada viu no evento a oportunidade que precisava para obter um faturamento extra e melhorar o orçamento familiar. “É maravilhoso, quase não acreditei quando saiu meu número. Estava em busca de trabalho e sem saber o que fazer pra ganhar dinheiro. Foi quando vi o anúncio pela televisão e, conversando com meus dois filhos, eles me incentivaram a participar. Sinto que Deus está abrindo as portas pra mim”, contou Edvânia. 

A retirada das credenciais deve ser feita pelos sorteados até a próxima quinta-feira, 9, na Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), no Parque da Sementeira, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Para retirar o crachá, o comerciante precisa apresentar um documento de identificação com foto e o certificado válido do curso de Manipulação de Alimentos, caso sua atividade comercial envolva a venda ou manuseio de produtos alimentícios. 

Outro que não perdeu tempo foi Judasio Roberto Santos, motorista de aplicativo que, em ocasiões especiais, complementa seu ganho financeiro a partir do comércio de bebidas em barraca. Confiante no sucesso das vendas durante o Projeto Verão 2023, ele afirmou que ser um dos contemplados para o evento que já faz parte do calendário cultural e esportivo da capital é uma “felicidade é total”. 

“Ser sorteado para um evento desse porte traz sempre um sentimento muito bom e a expectativa não podia ser melhor, pois essa é uma festa que proporciona energias positivas e sensações as melhores possíveis”, comenta.

A entrega das credenciais aos comerciantes contemplados integra o planejamento adotado pela empresa municipal para garantia de uma maior organização dos espaços públicos situados na área do evento, que começa na próxima sexta-feira, 10, na praia da Atalaia, e cuja programação esportiva se estende à Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, no Mosqueiro. Deste modo, os ambulantes precisam ficar atentos para não perderem a data limite, conforme explica o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa), Bira Rabelo. 

“Para cada uma das categorias previstas em edital, foram sorteados dois números de cadastro reserva, caso o contemplado não compareça para retirada da sua credencial, ou seja, a partir de sexta-feira, se necessário, será feita a convocação, via telefone, dos comerciantes que ficaram como suplentes, seguindo a ordem do sorteio”, pontua o diretor. 
 
Demarcação dos pontos de venda 
Nesta terça-feira, 7, a Emsurb deu início também ao procedimento de demarcação dos 270 pontos de comércio fixos, disponibilizados para  o comércio ambulante durante o Projeto Verão 2023. Seguindo o planejamento montado pela Direpa, os espaços estão distribuídos na região da praia da Cinelândia, sendo Towner e Food Truck nas proximidades da Pista de Patinação; Diversos na área do calçadão, próxima ao palco; e Bares e Tendas na faixa de areia, estes últimos com previsão de demarcação para a próxima quinta-feira, 9. 

"Os ambulantes que comercializam Bebidas em Isopor terão seus pontos concentrados em ambos os lados do estacionamento, bem como no canteiro central da avenida Santos Dumont. Já a liberação para montagem das estruturas será a partir das 18h de quinta [9], para aqueles alocados na faixa de areia, e os demais somente na manhã de sexta [10]", explica o Presidente da Emsurb, Bruno Moraes. 
 
Esquema para o evento 
As atividades operacionais a serem postas em prática pela empresa municipal, nos três dias de evento, foram apresentadas ao público em coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça-feira, 7. Segundo o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, que participou da apresentação, a esquematização contará com ações para limpeza, organização e fiscalização dos ambientes públicos nas orlas da Atalaia e Pôr do Sol.

“Os procedimentos de higienização começarão logo cedo, fazendo com que os espaços estejam prontos para o recebimento do público, continuando com os repasses ao longo da festa e pós-encerramento. Serão aproximadamente 190 profissionais trabalhando na limpeza, bem como no monitoramento do comércio ambulante e de permissionários. Além disso, utilizaremos maquinários e equipamentos para o correto descarte, dentre eles caminhões-pipa, compactadores, caixas estacionárias, Pontos de Entrega Voluntárias e lixeiras fixadas em locais estratégicos da festa”, reitera Bruno.