Aracaju inicia vacinação nas escolas e creches da rede particular nesta sexta, 24

Saúde
23/02/2023 17h39

A partir desta sexta-feira, 24, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Sergipe (Fenen/SE), inicia mais um cronograma de vacinação nas escolas e creches da rede particular da capital com imunizantes contra covid-19, poliomielite e demais vacinas. 

As instituições que iniciarão o calendário serão o Colégio Atlântico e Semente do Saber Berçário, ambas no bairro Atalaia, além da Escola Moriah, no bairro Coroa do Meio. 

Para a vacinação das crianças, pais ou responsáveis precisam enviar o termo de autorização assinado, cartão de vacina e documento da criança. Já funcionários, pais e professores devem apresentar documento de identificação e cartão de vacina.

Cadastro disponível 
De acordo com a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE) da SMS, Aline Guimarães, o cadastramento das escolas segue disponível. “As escolas particulares interessadas podem acessar o site da Prefeitura de Aracaju e preencher o formulário disponível, bem como ter acesso ao termo de autorização que os pais precisarão preencher. A partir disso, nossa equipe alinhará e entrará em contato com a instituição”, explica. 

A vacinação nas escolas faz parte das estratégias da SMS para ampliar a cobertura vacinal e incentivar a atualização dos cartões de vacina, facilitando ainda mais o acesso, como frisa a coordenadora de imunização de Aracaju, Larissa Ribeiro. Na primeira ação realizada em escolas particulares, mais de 3.900 crianças foram imunizadas. 

“Toda comunidade escolar deve participar e se vacinar, tendo em vista a importância da vacinação na prevenção de inúmeras doenças. Nossas equipes também estarão disponíveis para esclarecer dúvidas sobre as doses disponíveis, de acordo com o cartão de vacina de cada um. Portanto não deixem de assegurar essa proteção à saúde”, orienta a coordenadora. 

Vacinas ofertadas 

Covid-19
- 3 e 4 anos (CoronaVac);
- 5 a 11 anos (Pfizer pediátrica);
- 12 a 17 anos (Pfizer adulto); 
- 18 anos (Pfizer adulto)

Pólio (Paralisia Infantil) 
- Esquema de VIP - 2, 4 e 6 meses;
- Esquema de VOP - 15 meses e 4 anos;
- E faixa etária da campanha da pólio - 1 a 4 anos.

* Hepatite A
* Hepatite B
* Penta
* Pneumo 10
* Rotavírus
* Meningo C
* Febre Amarela
* Varicela
* HPV
* Tétano (DTP)
* dTpa
* Tríplice Viral
* Meningo ACWY