Aracaju 168 anos: Defesa Civil acompanha montagem das estruturas para as comemorações

Defesa Civil
06/03/2023 16h49

Quem passa pela praça de eventos Hilton Lopes, entre os mercados centrais, já observa o processo de montagem das estruturas que receberão a programação artística do aniversário da cidade, nos próximos dias 17 e 18. Para garantir a segurança estrutural da festa, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), acompanha a chegada dos materiais e a instalação dos palcos.

As atrações locais e nacionais devem reunir mais de 21 mil pessoas, por dia. Com planejamento e integração, os órgãos envolvidos nessa realização atuam para proporcionar uma festa tranquila e organizada aos aracajuanos e visitantes.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, destaca os procedimentos que compõe o planejamento da segurança estrutural da festa. "Mantemos atenção a todos os aspectos que garantem a segurança das estruturas, que já estão com 60% da montagem executada.  Nossas equipes inspecionam o cumprimento do projeto e a qualidade dos materiais, que contará com reforços estruturais necessários", pontuou.

Esse trabalho envolve ainda o recolhimento da documentação necessária à liberação da montagem das estruturas, como é o caso do projeto, das Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) de montagem e desmontagem e teste de carga.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, o trabalho conta com a atenção da equipe antes, durante e após a festa. "O acompanhamento da montagem permite que possamos solicitar correções ou reforços, se necessário, e de maneira célere, sem prejuízos ao cronograma de execução da montagem", frisou o coordenador.

A Defesa Civil de Aracaju também atuará durante a programação. "Todos os procedimentos são adotados para que tudo transcorra com tranquilidade, sem intercorrências. Para reforçar essa atenção, também realizaremos o monitoramento durante os shows", acrescentou Robson Rabelo.