Setur reúne servidores para uma reflexão sobre o Dia Internacional da Mulher

Indústria, Comércio e Turismo
08/03/2023 13h01

Nesta quarta-feira, 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data instituída para lembrar o assassinato de 130 operárias norte americanas queimadas vivas no dia 8 de março de 1857, dentro da fábrica em que trabalhavam. Para marcar a data, a Secretaria Municipal do Turismo de Aracaju (Setur) realizou uma manhã de reflexão com os servidores para lembrar o significado desse dia e a necessidade de todos no combate à desigualdade e violência contra a mulher.

O secretário Jorge Fraga fez uma contextualização histórica sobre o significado da data, o processo de conquistas das mulheres nos campos social, eleitoral e trabalhista, e defendeu um mundo que não coloque em oposição homens e mulheres, mas que os dois gêneros sejam pares de uma mesma causa: a igualdade.
 
E para dar mais legitimidade e significado ao ato, passou o comando da reunião para a Chefe de Gabinete da secretaria, Livia Chaves, que fez considerações acerca da importância de a mulher cada vez mais ocupar espaços na sociedade. 

A programação seguiu com reflexões e entrega de uma rosa para cada servidora da secretaria. Um vídeo foi editado e postado no perfil da secretaria no Instagram, o @setur.aracaju, com depoimentos das servidoras explicando o significado da data e o orgulho de ser mulher. 

Railda Nascimento fez uma reflexão sobre as múltiplas jornadas da mulher entre as atividades laborais e domésticas e o significado do Dia Internacional da Mulher. “A importância é histórica, ela se dá por conta da lutas e da resistência das mulheres no decorrer do tempo e que vai sendo mostrada a cada dia por várias mulheres que nos representam”, declara.

Mulheres como Josye Rodrigues, que enaltece a força de ser mulher. “Tenho orgulho de ser mulher! Mulher nasceu para comandar”, exalta. 

Sentimento compartilhado pela colega de trabalho, Carmém Batalha. “Mulher nasceu para dirigir a força de vontade dela e seus sonhos para realizá-los”. 

Para Jayne Santos, ser mulher é não ter medo de realizar o que deseja. “É correr atrás dos nossos sonhos, ser batalhadora, guerreira, correr atrás do que a gente quer, não ter medo de nada”, declara. 

“Filha, esposa, mãe, avó, amiga, podemos ser tudo que pensamos. Isso é o que me define como mulher. Ser mulher é mais forte do que os olhos podem ver. Viva ao Dia Internacional das Mulheres”, resume a servidora Vanda Silva Santos.

De acordo com Jorge Fraga, o relato das servidoras reforçam a necessidade de que todos compreendam o significado da luta das mulheres na busca pela igualdade de gênero. Além disso, acrescenta o gestor, “os vários depoimentos formam a memória da passagem dessas mulheres na construção da história da Secretaria Municipal do Turismo de Aracaju (Setur)”. 

“É a memória da nossa secretaria e uma forma de engajar todos na causa, que não é só da mulher, é de todos nós. Foi muito importante que os homens ouvissem o que as colegas tinham a dizer. Somos parte dessa justíssima causa das mulheres, é uma causa de todos, e o que ouvimos nos serve de permanente alerta nessa luta em favor da igualdade de gênero e no combate a qualquer tipo de violência contra as mulheres”, reforça Jorge Fraga.

O ato que marcou o Dia Internacional da Mulher na Setur foi encerrado com um agradecimento especial. O assessor técnico de Gabinete, Gilson dos Santos, presentou a servidora Luciene Ramos com uma mandala em homenagem a ela e a todas mulheres da secretaria. 

“Todas as minhas colegas de trabalho merecem o melhor presente e esta mandala eu entreguei para a Luciene, representando todas as colegas, como uma forma de agradecimento por toda a atenção, carinho e cuidado que ela tem com cada colega da secretaria. Desejo que ela seja sempre essa pessoa feliz e que nos enche de felicidade”, enaltece Gilson dos Santos

“É um dia que fica marcado pela importância da data e por este carinhoso gesto do meu colega. Sei até onde vou colocar a mandala, vai ser em minha sala. Todas as vezes que passar por ela vou lembrar da secretaria e de todos os colegas que tive ao longo desses anos, aqui na secretaria", declara emocionada a servidora Luciene.