Prefeito Edvaldo: não haveria melhor forma para comemorar os 168 anos de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
18/03/2023 00h18

Muita música, animação e samba no pé. Foi desta forma que os aracajuanos comemoraram os 168 anos da capital, na noite desta sexta-feira, 17. Com shows de Seu Jorge e Xande de Pilares, grandes nomes da música popular brasileira, milhares de pessoas brindaram o aniversário de transferência da capital de Sergipe, na praça de eventos Hilton Lopes, entre os mercados centrais. A noite também contou a apresentação das sambistas sergipanas do Coletivo Mulheres no Samba, que empolgou o público. Ao acompanhar a retomada da programação musical dentro das celebrações pelo aniversário da cidade, o prefeito Edvaldo Nogueira destacou que “não haveria melhor forma para comemorar os 168 anos de Aracaju do que com uma grande festa”.

“É uma imensa felicidade poder ver essa praça lotada para celebrar os 168 anos dessa maravilhosa cidade. A gente consegue ver no rosto das milhares de pessoas que estão aqui o quanto elas são felizes por morar em Aracaju. Nossa capital tem crescido, se desenvolvido e, nesta construção, os aracajuanos têm desempenhado papel fundamental. E é justamente para essas pessoas que nós trabalhamos para avançar em todas as áreas. São 168 anos de uma cidade que começou pequena, mas que tem se tornado uma bela capital, com qualidade de vida. Portanto, é uma grande alegria retomar a programação musical no aniversário de Aracaju, porque é a demonstração mais clara da essência do aracajuano”, comemorou o prefeito.

Edvaldo lembrou também que a programação pelos 168 anos de Aracaju, inclui, não apenas a parte musical, mas um extenso cronograma de inaugurações e ordens de serviços, “pois é uma festa que reúne alegria, mas também concentra trabalho”. “Já entregamos a reforma da galeria Álvaro Santos, autorizamos o início da construção da nova sede de uma escola infantil no Lamarão, vamos inaugurar uma unidade de ensino na Farolândia, vamos colocar a maternidade em funcionamento, enfim, queremos mostrar que com carinho, dedicação e trabalho, nossa cidade pode se desenvolver cada vez mais”, completou.

Presente ao evento em celebração aos 168 anos de Aracaju, o governador em exercício, Zezinho Sobral, enalteceu a importância da retomada da festa. “É um grande retorno dos shows na comemoração do aniversário de Aracaju. Uma programação diversa, com muita música boa, o Coletivo Mulheres no Samba, genuinamente sergipano abrilhantando a noite, e, ainda, grandes artistas da música brasileira, como Seu Jorge e Xande de Pilares. Então é uma linda festa para comemorar os 168 anos da cidade da qualidade de vida, que continuará se desenvolvendo. É um momento de confraternizar. Parabéns para a nossa linda Aracaju”, disse.

Segurança

Para garantir a segurança e tranquilidade do público no evento, um grande esquema foi montado pela Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania, com o apoio de órgãos municipais e estaduais. “Já é de praxe esse trabalho integrado com o Governo do Estado para fazer uma segurança muito forte no perímetro da praça de eventos para assegurar que as pessoas que estejam, tanto desembarcando, como  na área da festa, se sintam seguras. Além disso, temos uma equipe de segurança privada para fazer a vistoria do público, impedindo a entrada com objetivos perfurocortantes e, internamente, temos 200 guardas municipais trabalhando em patrulha, estações elevadas e, principalmente, no monitoramento de 24 câmeras instaladas em toda a praça”, explicou o secretário da pasta, tenente-coronel Silvio Prado.

O secretário reiterou ainda que o formato adotado pela Prefeitura de Aracaju em todos os eventos realizados no município “tem sido fundamental para que o público compareça, em peso, como ocorreu no aniversário da cidade”. “A aceitação tem sido muito positiva. Você pode observar que é um público diverso, de criança à idoso, e essa participação plural da população aracajuana nas festas organizadas pelo município, tem sido crescente por causa do sistema de segurança, que vem criando essa cultura na cidade. Isso nos deixa muito felizes porque todo o nosso planejamento é voltado para esse fim”, salientou.

Programação

A festa teve início às 20h30, com a apresentação das sambistas sergipanas do Coletivo Mulheres no Samba. A programação seguiu com Seu Jorge, que subiu ao palco às 22h, e Xande de Pilares, que se apresentou às 23h30, encerrando o primeiro dia. No sábado, dia 18,  a programação terá continuidade com o ato evangélico, também na praça de eventos Hilton Lopes. A primeira atração a se apresentar será a cantora gospel Gabriela Rocha, às 20h10. Logo depois, será a vez da banda Som e Louvor, às 21h40.