Prefeito Edvaldo comemora sucesso da 38ª Corrida Cidade de Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
18/03/2023 18h36

A Corrida Cidade de Aracaju chegou a mais uma edição neste sábado, 18, superando o seu recorde de participantes. Cerca de seis mil corredores, amadores e profissionais, participaram do evento esportivo, que integra a programação comemorativa pelo aniversário da cidade e relembra a mudança da capital de Sergipe de São Cristóvão para Aracaju. Ao dar a largada do percurso de 5km, o prefeito Edvaldo Nogueira destacou que a Cidade de Aracaju chega a sua 38ª edição, se consolidando como uma das maiores corridas de rua do Norte/Nordeste.

"A Corrida Cidade de Aracaju é uma linda e grande festa. A cada ano, ela vem crescendo, se consolidando e, em 2023, alcançamos o maior número de competidores já inscritos: mais de seis mil pessoas, totalizando os três trajetos da competição, esgotando o número de vagas em pouquíssimas horas de abertura. Portanto, fico muito feliz de ser o prefeito que realizou as maiores edições deste grande evento que já se tornou uma tradição no aniversário da nossa capital, não apenas pelo grau de dificuldade que possui, mas por ser uma corrida bem organizada, bonita e inclusiva", afirmou o prefeito.

Ao comemorar o sucesso de mais uma edição, Edvaldo ressaltou que a expectativa para 2024 é realizar uma corrida "ainda mais grandiosa". "No ano passado, estabelecemos como meta aumentar o número de competidores e fomos surpreendidos com a procura. Então, já subimos a régua e, com toda certeza, ampliaremos ainda mais. O nosso trabalho sempre será para que a nossa corrida se mantenha com a grandiosidade que ela já tem, elevando a cada ano o nível desta competição que já é uma das maiores do nosso país e que atrai corredores de todo o Brasil", frisou.

O governador em exercício, Zezinho Sobral, ao acompanhar a chegada dos corredores, elogiou a organização da corrida. "É uma corrida extremamente importante para a nossa capital e para Sergipe por diversos motivos. Primeiro porque atrai competidores de diversos estados, contribuindo para a divulgação de Aracaju e de Sergipe a nível nacional. Segundo porque é uma corrida democrática e com uma organização primorosa pela Prefeitura de Aracaju que se atenta aos mínimos detalhes. Ou seja, é uma grande festa em comemoração a nossa capital, com a participação de todos", declarou.

Responsável por coordenar o evento, o secretário da Juventude e do Esporte (Sejesp), Sérgio Thiessen, também comemorou o sucesso da corrida. "Muito feliz com esse grande sucesso da 38ª edição da corrida, a nossa querida Cidade de Aracaju. É um evento simbólico, que sai de São Cristóvão, aquele lugar maravilhoso, com sua arquitetura especial e que finaliza em Aracaju, na praça do Mini-Golfe, onde está o monumento em homenagem ao fundador da capital. Por toda a sua grandiosidade, realizamos um grande planejamento, desde o ano passado, e o resultado foi esse grande sucesso, com recorde de público e muita segurança para comemorar os 168 anos de Aracaju", disse.

Recorde

Com a participação de seis mil atletas, a 38ª Corrida Cidade de Aracaju superou a marca de competidores dos últimos anos. Os corredores percorreram os tradicionais trajetos de 24 km, saindo de São Cristóvão, 10 km e 5km, e contaram, durante todo o percurso, com o apoio das equipes da Secretaria da Juventude e do Esporte. Ao todo, 1.200 pessoas trabalharam no suporte aos atletas.

Na chegada, além das medalhas de participação, os competidores receberam alimentação e cuidados físicos. A segurança dos participantes foi garantida por policiais, pela Guarda Municipal e agentes de trânsito. Também foram disponibilizadas equipes médicas em ambulâncias para acompanhamento dos trajetos.

Superação

Homenageada na 38ª edição da Corrida Cidade de Aracaju, dona Maria Lúcia Moura, que tem 102 anos e já é uma veterana da competição, expressou sua felicidade por percorrer o trajeto dos 5km, mais uma vez. "Meu coração está cheio de alegria. Completei 102 no último dia 14 de março e hoje estou aqui, comemorando nesta corrida que amo de paixão e ainda pude receber um abraço do meu prefeito, na largada e na chegada. Essa corrida é muito emocionante e esse ano ainda fui homenageada, então estou muito feliz",  celebrou.

Quem também manifestou sua emoção por participar da corrida foi a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza. Estreante, a gestora contou que sua inscrição no evento esportivo se deu após um desafio lançado pelo prefeito Edvaldo Nogueira aos secretários e que, desde então, ela iniciou o processo de preparação. "Uma experiência maravilhosa. Foi a primeira vez que participei de uma corrida de rua oficial e começar com a Corrida Cidade de Aracaju é muito gratificante. Desde a largada até o final, as pessoas nos incentivam e isso vai nos dando mais motivação no trajeto. Tenho certeza que essa foi a primeira corrida de muitas que virão", salientou.

Também participaram da corrida e aceitaram o desafio lançado pelo prefeito Edvaldo Nogueira os secretários Evandro Galdino (Governo), Ricardo Abreu (Educação), Simone Dantas (Assistência Social), Hallison Sousa (Gabinete), Jorge Fraga (Turismo), Edivaneide Lima (Fundação para o Trabalho) e Bruno Paixão (Serviços Urbanos).