Aracaju 168 anos: população celebrou aniversário com atos solenes, música e esporte

Agência Aracaju de Notícias
20/03/2023 09h53

Na sexta-feira, 17, a capital sergipana completou 168 anos de fundação. Para celebrar a data especial, a Prefeitura de Aracaju realizou, entre os dias 17 e 18, atos solenes, programação musical na praça de eventos Hilton Lopes, entre os mercados centrais, e a 38ª edição da Corrida Cidade de Aracaju. Para além dos eventos festivos, as celebrações formais resgataram a história da transferência da capital de São Cristóvão para Aracaju e enalteceram a trajetória da cidade rumo ao desenvolvimento. 

Na manhã do dia dia 17, houve a tradicional Missa em Ação de Graças, na Colina do Santo Antônio - local onde a cidade nasceu. Em seguida, o prefeito Edvaldo Nogueira e autoridades municipais e estadual renderam homenagens ao fundador de Aracaju, Inácio Joaquim Barbosa, com aposição de flores e o hasteamento de bandeiras na antiga praça do Mini-Golf.

“Aracaju cresceu e deu um salto muito grande de desenvolvimento nos últimos 20 anos. Hoje, temos um sistema de saúde com prontuário eletrônico, unidades de saúde funcionando bem e um serviço de média complexidade estruturado para receber o cidadão. Conquistamos grandes avanços na Educação, assumindo no ano passado o segundo lugar do Ideb, e, entre muitas outras ações, levamos saneamento básico para quase todas as áreas que careciam da cidade. Temos muito o que comemorar, mas também temos muitas ações para colocar em prática”, afirmou o prefeito ao comemorar os 168 anos da cidade.
 
Shows
A noite do dia 17 foi marcada pelo primeiro dia da programação musical na praça Hilton Lopes. Com apresentações do coletivo sergipano Mulheres no Samba, Seu Jorge e Xande de Pilares, milhares de pessoas brindaram o aniversário de Aracaju. Na noite seguinte, no sábado, 18, a mesma praça foi palco para o ato evangélico, que contou com um culto campal e shows dos artistas da música gospel DJ Abençoadão, Ministério de Louvor da Igreja Verbo da Vida, Laressa Abreu, Laiana Lamara, Gabriela Rocha e Banda Som e Louvor, os quais levaram aos aracajuanos e turistas presentes momentos de felicidade, emoção e, sobretudo, de adoração a Deus.

Ao acompanhar a retomada da programação musical dentro das celebrações pelo aniversário da cidade, o prefeito Edvaldo Nogueira destacou que “não haveria melhor forma para comemorar os 168 anos de Aracaju do que com uma grande festa". "São 168 anos de uma cidade que começou pequena, mas que tem se tornado uma bela capital, com qualidade de vida. Portanto, é uma grande alegria retomar a programação musical no aniversário de Aracaju, porque é a demonstração mais clara da essência do aracajuano”, comemorou o prefeito.

Corrida
A programação do dia 18 foi marcada, também, pela tradicional Corrida Cidade de Aracaju, que apresenta, em seu percurso, aspectos históricos da transferência da antiga para a atual capital sergipana. Neste ano, em sua 38ª edição, a prova superou o recorde de participantes, com cerca de seis mil corredores, amadores e profissionais, que percorrerem trajetos de 5 km, 10 km e 24 km. 

"No ano passado, estabelecemos como meta aumentar o número de competidores e fomos surpreendidos com a procura. Então, já subimos a régua e, com toda certeza, ampliaremos ainda mais. O nosso trabalho sempre será para que a nossa corrida se mantenha com a grandiosidade que ela já tem, elevando a cada ano o nível desta competição que já é uma das maiores do nosso país e que atrai corredores de todo o Brasil", salienta Edvaldo. 

Responsável por coordenar o evento, o secretário da Juventude e do Esporte, Sérgio Thiessen, também comemorou o sucesso da corrida. "Muito feliz com esse grande sucesso da 38ª edição da corrida, a nossa querida Cidade de Aracaju. É um evento simbólico, que sai de São Cristóvão, aquele lugar maravilhoso, com sua arquitetura especial e que finaliza em Aracaju, na praça do Mini-Golf, onde está o monumento em homenagem ao fundador da capital. Por toda a sua grandiosidade, realizamos um grande planejamento, desde o ano passado, e o resultado foi esse grande sucesso, com recorde de público e muita segurança para comemorar os 168 anos de Aracaju", complementa.