Rede municipal iniciará Avaliação Diagnóstica do ano letivo 2023 nesta terça-feira, 21

Educação
20/03/2023 12h50

Nos dias 21 e 23 de março, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizará a primeira Avaliação Diagnóstica do ano letivo de 2023, na rede municipal, a chamada avaliação de entrada. As provas serão aplicadas a todos os alunos do 2º ao 9º ano das Escolas de Ensino Fundamental (Emefs) da capital. O objetivo é obter dados relacionados ao desempenho dos estudantes nas disciplinas de Português e Matemática.

Esta é uma das ações que fazem parte do Planejamento Estratégico da Prefeitura. A partir dos dados coletados, a Educação de Aracaju, junto aos gestores escolares e docentes de cada unidade de ensino, traçará estratégias e intervenções pedagógicas para alavancar o desempenho escolar de cada estudante. No dia 22 não haverá aplicação das provas em razão da paralisação nacional dos professores.

Durante o ano letivo, mais duas provas como estas serão realizadas para acompanhar os resultados e analisar as forças e as fraquezas das estratégias: a avaliação diagnóstica de percurso e a de saída. Para que tudo ocorra de forma tranquila e organizada, a equipe técnica da Coordenadoria de Ensino Fundamental (Coef/Semed) acompanhará a aplicação e prestará apoio aos gestores de cada unidade de ensino.

Como ressalta a coordenadora de Ensino Fundamental, Patrícia Tavares, em 2022 a rede alcançou êxito nas ações executadas a partir das Avaliações Diagnósticas e essa dinâmica tem impactado, positivamente, tanto no trabalho técnico da Semed, quanto no planejamento de cada unidade de ensino e no desempenho dos alunos em sala de aula. 

"Assim como a Prova de Leitura, as Avaliações Diagnósticas nos permitem evidenciar em números em que nível cada aluno se encontra. A partir daí, podemos planejar e elaborar melhor nosso trabalho pedagógico. Começamos esta estratégia no ano passado, de forma bem estruturada, e conseguimos perceber que o professor conseguiu organizar melhor seu trabalho, seu planejamento, fez planos de ação para que cada aluno avançasse. E tudo isso está documentado, podendo ser acessado por plataformas eletrônicas, permitindo também que nós, enquanto Secretaria, possamos acompanhar a evolução de cada estudante", destaca a coordenadora.

Patrícia cita a reenturmação como uma das ações tomadas a partir das Avaliações Diagnósticas. "Quando eu tenho alguns alunos em determinado nível e outros que estão um pouco distantes deles, podemos dividir a turma em grupos, formando outras turmas menores. Isso ocorre por um período determinado e as famílias dos estudantes são informadas. Desta forma, o professor consegue ter mais domínio da sala de aula e fazer um trabalho mais efetivo, mais individualizado", explica.

Coordenadora da Emef Anísio Teixeira, do bairro Atalaia, Débora Déda conta que essas avaliações têm sido de extrema importância para a escola, já que permite à equipe escolar observar com mais afinco onde estão as maiores necessidades dos alunos e estudar os métodos utilizados para desenvolver e fortalecer a aprendizagem entre os alunos.

"Ela é muito boa para podermos programar o trabalho pedagógico que será feito durante todo o ano. Com a avaliação de entrada, vamos analisar como esses alunos chegaram à sua série. Já conversamos com as mães sobre a importância deste momento,pedimos para que os alunos não faltem, principalmente, nesses dois dias, sendo essencial que 100% da turma esteja aqui. A contribuição da Semed faz uma diferença muito grande ao mandar as avaliações e os aplicadores, e é interessante que seja uma pessoa de fora a aplicar, para que não haja nenhuma interferência naquele processo avaliativo", expressa Débora.

Da Emef Juscelino Kubitschek, localizada no bairro Coroa do Meio, a coordenadora pedagógica Fátima Viana ressalta o momento como uma oportunidade de realizar uma ação pedagógica mais individualizada e eficaz, levando em conta as principais dificuldades de cada aluno.

"As provas estão aqui na escola desde a semana passada e contaremos com aplicadores providenciados pela Semed. Estamos felizes por esta parceria, que tem como objetivo melhorar, cada vez mais, a qualidade de ensino. Esse trabalho faz com que a gente faça um trabalho, junto à Secretaria da Educação e aos professores, de acompanhamento daqueles alunos que não se saíram muito bem", diz Fátima.