Crianças e adolescentes assistidas por Cras participam de ação pelo Dia da Água

Assistência Social e Cidadania
22/03/2023 16h59

Nesta quarta-feira, 22, o mundo celebra o Dia da Água e promove discussões acerca do aquecimento global, que gera eventos climáticos extremos afetando todo o planeta. Para celebrar a data, os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Bejamin Alves de Carvalho e Madre Tereza de Calcutá, localizados nos bairros Coroa do Meio e Jabotiana, respectivamente, participaram da ação ‘Caminho das Águas’, realizada pelo shopping RioMar Aracaju.

O evento apresentou para as crianças e adolescentes um maior conhecimento sobre a preservação da água e sua importância no mundo. Além disso, abordou a preservação do meio ambiente, mais especificamente sobre os cuidados com o manguezal, bioma presente em grande parte de Aracaju.

"A participação das crianças do Cras Benjamin Alves de Carvalho é muito importante para o desenvolvimento da comunidade, pois na semana que estávamos trabalhando esse tema, de cuidados com os recursos naturais, fomos convidados a participar da programação em comemoração ao Dia da Água e o reforço da conservação do meio ambiente no shopping RioMar. As crianças aprenderam a cultivar pequenas mudas de plantas, a cuidar dos mangues, vegetação predominante na região do bairro Coroa do Meio e vão poder, principalmente, passar esse aprendizado para suas famílias", afirma a oordenadora do Cras Benjamin Alves de Carvalho, Iulná Almeida.

É importante crianças e adolescentes estarem conscientes do papel delas na sociedade, tendo em vista que a água é o principal recurso para a manutenção do planeta. Os assistidos pelos Cras participaram de oficinas, rodas de conversa, teatro, contação de histórias e jogos educativos, além de terem acesso a uma estação meteorológica, realizar análise de água e apreciar exposições.

A psicóloga Camila Santana atua no Cras Benjamin Alves com as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Para ela, é um momento de troca de experiências práticas, tendo em vista que esse é um tema bastante trabalhado pelo equipamento socioassistencial.

“As crianças moram numa região de manguezal, então trabalhamos muito essa questão de preservação no Cras, mas é importante eles vivenciarem essa experiência. As oficinas foram bastante atrativas e coloridas, então acabou criando uma memória forte nas crianças”, diz.

A coordenadora de Projetos Sociais do RioMar Aracaju, Débora Guerra, destaca a importância da parceria entre o shopping e os Cras da região para a promoção de ações que visem ampliar o conhecimento de crianças e adolescentes para a preservação do meio ambiente.
a
“A partir das nossas ações, estabelecemos uma relação com a rede de proteção, que são os Cras, Creas e escolas, com isso fomos provocados a criar uma relação mais próxima com o território da Coroa do Meio, mesmo bairro do shopping RioMar. Nosso compromisso social é muito forte e a parceria entre Coordenadoria de Sustentabilidade, Coordenadoria de Projetos Sociais do shopping Riomar e os órgãos do município de Aracaju foi para trazer essa questão da preservação do manguezal junto ao Dia da Água. Essa relação entre shopping e Cras deu certo de uma maneira tão legal que estamos planejando várias ações com os Cras e com as escolas, voltadas para a preservação do manguezal, bioma predominante ao redor da Coroa do Meio e do shopping. Uma relação que traga mais dignidade a estas crianças”, explica.

Sobre a ação
A ação ‘Caminho das Águas’ foi realizada em parceria com vários órgãos e contou com exposições da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Ações Climáticas e Sustentabilidade (Semac), Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), Ibama, Marinha do Brasil e Coworking Sustentável do Riomar Aracaju. A programação ainda incluiu a participação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e do Colégio Arqui.