Funcaju e Fórum do Audiovisual dialogam sobre a Lei Paulo Gustavo em Aracaju

Cultura
28/03/2023 16h05

Na manhã desta terça-feira, 28, o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia, recebeu membros do Fórum Permanente do Audiovisual de Sergipe para diálogo e apresentação de ideias e propostas, referente aos encaminhamentos da execução da Lei Complementar nº 195/2022, a chamada Lei Paulo Gustavo, no município.

A Lei Paulo Gustavo define ações emergenciais destinadas ao setor cultural durante o estado de calamidade, em função da covid-19, voltadas, principalmente, para o setor audiovisual. Apesar do aguardo da regulamentação federal, para que se dê início aos trâmites necessários para a sua execução, a Funcaju já se mobiliza em planejamentos, para uma entrega de sucesso da Lei, como foi a execução da Lei Emergencial Federal Aldir Blanc (Nº 14.017/2020).

Na reunião, foi possível que a categoria apresentasse propostas iniciais para aplicação da Lei, para a transformação do município em um polo de sucesso no audiovisual no Nordeste. Para Luciano Correia, a reunião contribui para o diálogo entre vários segmentos culturais da cidade. 

“Estamos dialogando com vários segmentos do audiovisual e de outras linguagens da cultura. Esse encontro com os representantes foi bastante proveitoso porque, seguramente, vai ajudar a construir caminhos para a execução da Lei Paulo Gustavo”, afirma Luciano. 

A membro do Fórum, Lu Silva, que faz parte da Comissão de Planejamento, mostrou-se satisfeita com a reunião. “Tivemos uma conversa inicial sobre o que pensamos para a verba no município, onde podemos chegar com o setor se essa aplicação for bem executada. Queremos transformar o setor audiovisual no município para ser potente e competitivo”, ressalta Lu. 

O membro da Comissão de observatório do Fórum, Marco Vieira, também ficou satisfeito com diálogo com a gestão. 

“Saio desta reunião bastante animado em relação às possibilidades de diálogos com a Funcaju e com Luciano Correia. Queremos fazer a mesma coisa, fazer cultura, fazer, principalmente, o audiovisual dar certo dentro da Lei Paulo Gustavo, como mola propulsora para nossa categoria”, comenta Marco.