Prefeitura realiza monitoramento periódico da qualidade da água dos lagos da Sementeira

Serviços Urbanos
28/03/2023 13h05

Por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), a Prefeitura de Aracaju dá prosseguimento aos cuidados que visam à conservação da qualidade da água dos lagos do Parque Governador Augusto Franco (Sementeira). Deste modo, nesta terça-feira, 28, técnicos do Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS) efetuaram a coleta de amostras para análise e verificação de aspectos que ajudam a preservar os seres vivos que habitam no local. 

Iniciado em 2017 e executado anualmente pela gestão municipal, o procedimento é realizado em diferentes trechos do lago, englobando do centro até as margens, com apoio de uma embarcação da Emsurb. A partir do recolhimento, serão examinados componentes como o índice de oxigênio dissolvido, assim como a salinidade do local que abriga espécies de peixes e de algas marinhas. 

O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, relembra que o diagnóstico da qualidade da água impacta positivamente na manutenção da Sementeira. “Além da preocupação com os seres aquáticos, esta análise também é realizada no intuito de averiguar se existe algum nível de poluição que possa causar malefícios para os visitantes do parque”, pontua. 

Além do acompanhamento constante, outras ações realizadas pela Emsurb têm contribuído para a boa manutenção do lago da Sementeira. Regularmente, em toda extensão da lâmina d’água, equipes da empresa municipal efetuam a retirada das plantas aquáticas em excesso, como também do entorno do local, por meio de tarefas de capinação e roçagem. 

“Esse somatório de mobilizações, juntamente com a análise periódica da água, reflete em resultados positivos, uma vez que, desde 2020, a Emsurb não registra mortandade de peixes no lago da Sementeira. O laudo referente à coleta feita no dia de hoje deve ficar pronto em até 30 dias, quando deve ser encaminhado à empresa municipal”, complementa o diretor de Orlas e Parques (Diropa), José Olino de Castro.