Secretário da Fazenda discute sobre reforma tributária em reunião do Fórum Empresarial

Fazenda
28/03/2023 17h00

As perspectivas acerca da reforma tributária foram apresentadas pelo secretário da Fazenda de Aracaju e presidente da Associação Brasileiras das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), Jeferson Passos, nesta terça-feira, 28, durante reunião com afiliados do Fórum Empresarial de Sergipe. A palestra abordou os detalhes da PEC 46/2022, conhecida como “Simplifica Já”, de autoria do senador Oriovisto Guimarães, que vem sendo defendida pelos gestores municipais por buscar a simplificação imediata do sistema de tributação de consumo, sem necessidade de fusão de impostos e transações complexas.

“O projeto que defendemos está em discussão há alguns anos e já foi apresentado como emenda aos respectivos relatores das outras duas PECs que tramitam no Congresso (45/2019 e 100/2019), mas nunca foi incorporado. É uma proposta elaborada por técnicos conceituados na área de tributação e conta com o apoio de 120 entidades, entre elas a Abrasf, que vem contribuindo com as discussões. Sem dúvida, acreditamos nela como a melhor opção para garantir a autonomia dos municípios na arrecadação do Imposto Sobre Serviço, o ISS”, declarou Jeferson Passos, durante a sua apresentação. 

O secretário apresentou uma minuciosa comparação entre características das três propostas em debate, a exemplo da fixação de alíquotas, cumulatividade, governança, benefícios e regimes tributários, destacando, principalmente, que a fusão e a criação dos tributos sugeridas nas PECs 45 e 110 não levam em consideração os efeitos da reforma, especialmente para os
municípios. “Além dos prejuízos causados às finanças municipais, prejudicando a prestação dos serviços públicos justamente onde se concentra a maioria da população brasileira, há a inconstitucionalidade da proposta, pois fere a cláusula pétrea do Federalismo, concentrando poder na União e nos Estados”, ressaltou.

Ao final da palestra, Jeferson Passos respondeu aos questionamentos do público, que participou ativamente das discussões. A coordenadora do Fórum Empresarial de Sergipe, a engenheira Ana Mendonça, reforçou a importância do tema apresentado. “Temos aqui muitas entidades representativas unidas em prol de um bem comum, que é o desenvolvimento de Sergipe e Aracaju. Hoje discutimos um assunto bastante pertinente, que faz diferença para a manutenção das nossas empresas e, consequentemente, a sustentação da nossa sociedade”, salientou.