Mapa Cultural de Aracaju: Prefeitura disponibiliza nova versão da plataforma colaborativa

Cultura
10/04/2023 15h00

Está no ar o novo Mapa Cultural de Aracaju, plataforma digital colaborativa implantada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), em 2017, para ampliar a divulgação dos agentes culturais e dos eventos realizados na capital sergipana. Com adequações, a nova versão será hospedada no banco de dados da Prefeitura de Aracaju.

O Mapa da Cultura ou Mapa Cultural foi lançado pelo Ministério da Cultura como principal base de informações e indicadores para integrar e dar visibilidade a projetos, artistas, espaços, eventos culturais e seus produtores.

A partir deste modelo, feito como plataforma colaborativa e de gestão, os municípios implantaram seus próprios domínios e criaram seus próprios bancos de dados, os quais passara a ser compartilhados com o Governo Federal.

De acordo com o presidente da Funcaju, Luciano Correia, a volta do Mapa Cultural permite um melhor acesso à cultura da cidade, permitindo também o cadastramento de agentes culturais. “Esse Mapa Cultural vai cumprir as mesmas funções, nas questões de trâmite de processos, recebimento de portfólios e execução de editais, com a mesma expertise da plataforma AjuPlay, que é um riquíssimo acervo de nossa melhor produção cultural. E vai nos ajudar bastante na aplicação das Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2”, explica.

Para garantir o cadastramento de toda a cadeia artística local, a Prefeitura de Aracaju disponibilizará manuais para cadastro, inscrições e preenchimento de formulário, por meio do site mapa.cultura.aracaju.se.gov.br. Clique aqui para acessar o manual de uso da plataforma.

Ajustes na plataforma
Em setembro de 2021, o software-base da plataforma sofreu a interferência de malware (software maligno), fazendo com que o Ministério da Cultura suspendesse funcionalidades da plataforma, como: lançar editais, construir formulários, obter acesso ao banco de dados, visualizar relatórios de gestão.

Considerando a necessidade de gerenciar cadastros de fazedores culturais do município de Aracaju, bem como o grande fluxo documental das leis federais para a área cultural: Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo, a Prefeitura de Aracaju identificou a necessidade de retomar a plataforma de gestão, a partir da qual terá acesso a portfólios, clipagem e currículos dos artistas e toda a produção da cadeia artística municipal.

Isso permite que o município consiga mapear e identificar as necessidades do arranjo produtivo local e criar políticas públicas efetivas e específicas para cada segmento artístico. Além disso, possibilita uma maior segurança e proteção de dados, uma vez que o município possuirá acesso exclusivo aos dados de artistas cadastrados, não sendo mais compartilhado com o Governo Federal, como era feito anteriormente.