Prefeitura age na preservação dos mangues com ações de limpeza na região costeira

Serviços Urbanos
26/04/2023 20h15

"Como pescadores, sofremos bastante com o lixo que é jogado nos mangues. O nosso sustento vem dos animais que capturamos nas áreas que ficam próximas aos mangues e a gente sempre encontra lixo preso nas redes. Eu acho que a limpeza é muito importante para a preservação do meio ambiente e também ajuda a população a ter um pouco mais de consciência". O relato é de João Félix, 53, pescador há mais 40 anos e líder da Associação de Pescadores da Orlinha do Bairro Industrial, que avalia como positivo o trabalho da Prefeitura de Aracaju para preservação do bioma.

Comprometida com a preservação dos mangues, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) executa o recolhimento do lixo descartado irregularmente nessas regiões a partir de ações efetivadas diretamente nos manguezais. Nesta quarta-feira, 26, as equipes operacionais atuaram na área de mangue situada no bairro Industrial, zona Norte da capital, onde foram encontrados e coletados itens como embalagens plásticas, garrafas pet e restos de comida. Tudo isso, proveniente do descarte irregular em uma vegetação densa e com raízes aéreas, o que facilita o acúmulo.

Cenas de descarte inapropriado de resíduos, feito por moradores da região, são comuns, infelizmente. Por este motivo, a manutenção dessas áreas se torna essencial e reflete na subsistência das comunidades pesqueiras que moram em seu entorno.
 
O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, destaca algumas iniciativas da Prefeitura voltadas para o controle desses resíduos. “É realizado o monitoramento diário em toda a parte costeira da  cidade, além da execução da limpeza programada pela Diretoria de Operações. Vale ressaltar também que é utilizado um barco para o monitoramento visual da área e que a população pode contribuir com alertas a respeito desse tipo de descarte”, ressalta.

Em meio aos elogios à Orlinha do bairro Industrial, o freteiro Valdinei Nascimento, 53, diz que costuma tirar alguns minutos para apreciar a paisagem com vista para o mar. “Vejo sempre as equipes de limpeza por aqui, mas a falta de consciência de algumas pessoas é o que faz poluir os mares e rios. Confesso que se não fossem os órgãos públicos, com atitudes para amenizar essa situação, poderia ser pior. Seria melhor se cada um fizesse a sua parte”, desabafou.

Preservação ambiental
O manguezal é um bioma comuns em Aracaju. Além disso, estas áreas são responsáveis pelo sustento de inúmeras famílias que. Para o ecossistema, os manguezais são ambientes ricos em nutrientes, o que gera em abundância matéria orgânica em decomposição. Com características marcantes, eles contribuem para as condições das marés.

Atualmente, a Prefeitura de Aracaju executa, de forma regular, diversas ações para evitar a degradação deste bioma. Com iniciativas de educação ambiental, o município apresenta novos caminhos para a diminuição do descarte irregular de resíduos em regiões costeiras da capital, através da conscientização de comunidades sobre o lema: ‘lugar de lixo é no lixo’.