Coleta seletiva gera dignidade, renda e conscientização para famílias aracajuanas

Serviços Urbanos
28/04/2023 09h30
Início > Notícias > Coleta seletiva gera dignidade, renda e conscientização para famílias aracajuanas

“O trabalho de coleta seletiva tornou-se tão comum na minha vida que criei vínculos com os doadores e acabei elaborando o cantinho da reciclagem na minha residência. Além disso, incentivo os meus filhos nessa empreitada por um mundo mais consciente, afinal são as pequenas atitudes que mudam o mundo”. O relato de André César Brito dos Santos, 33, motorista da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), que faz conexão com uma das principais iniciativas sustentáveis da Prefeitura de Aracaju, que realiza diariamente, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), serviços de coleta seletiva em quase 20 bairros da capital.

Em trabalho intenso, nos últimos seis meses, as equipes da Emsurb recolheram 41,56 toneladas de resíduos, por meio dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs); a média mensal é de 7 toneladas de resíduos recicláveis. O destino desse material é a cooperativa de catadores, Care. As atividades diárias estão em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que inclui a implantação da coleta seletiva, uma ação obrigatória nos municípios com metas correspondentes nos planos de gerenciamento. 

Técnico da Emsurb, Carlisson Ferreira explica o apoio fornecido pela empresa municipal para a coleta seletiva nas ruas de Aracaju e como a jornada de esclarecimento é fundamental nesse processo. "Disponibilizamos uma equipe diariamente que trabalha no sistema porta a porta fazendo a conscientização da população. No total, são dez pessoas junto ao educador ambiental, além dos fiscais que os acompanham. Por meio da panfletagem e a oratória informamos os dias de coleta seletiva e os pontos disponibilizados para descarte de entrega voluntária (PEVs)”, conta.

Para os próximos meses, a expectativa é a contratação oficial de cooperativas para continuar esse trabalho de descarte consciente. Em reunião, no último dia 14, o presidente da Emsurb, Bruno Moraes, e representantes das cooperativas integradas à Rede estabeleceram novos diálogos sobre a importância do fortalecimento interno dessas ações para promover mais resultados externos, isso inclui a transformação da vida financeira dos cooperados e catadores de resíduos mediante a valorização do trabalho. 

“É importante aumentar o número de coleta de resíduos recicláveis na capital, mas é importante que a população faça a sua parte e comece a separar o seu lixo. Já atendemos a muitos condomínios, mas sempre há espaço para mais, o meio ambiente agradece. Para os aracajuanos que tenham interesse na coleta seletiva, seja empresa ou condomínio, basta ligar para a Diretoria de Operações da Emsurb, pelo número 3021-9935, ou para a Ouvidoria da empresa, no 3021-9908”, orienta o presidente Bruno Moraes.

Os bairros atendidos pela iniciativa através da Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care), diariamente, são: Santa Teresa, Grageru, Atalaia, Inácio Barbosa, Aeroporto, Conjunto Beira Mar, Coroa do Meio, Santa Maria, São José, Suíssa, Conjunto Bela Vista, Jabutiana, Cirurgia, Salgado Filho e Centro. Já pela Cooperativa de Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Cores), os bairros são: Aruana, Augusto Franco, Farolândia, Ponto Novo, Luzia e Suíssa.