Assistência à população é prioridade no Cras do Coqueiral

Matérias
22/02/2018 09h00

Localizado em uma comunidade carente, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Maria José Menezes Santos do bairro Coqueiral tem mudado a vida da população local. Viabilizado através de um financiamento da Prefeitura Municipal de Aracaju, no valor de aproximadamente R$ 1,5 milhões, junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Centro oferece diversos tipos de atendimentos individualizados e em grupos, desde abril de 2016.

A unidade já estava disponível à população da região há dez anos, só que funcionando em prédio alugado em um bairro próximo, o Porto Dantas. De acordo com a coordenadora do Cras, Aldileia Lemos, o desejo pela mudança de local já existia no coração dos usuários, devido às dificuldades encontradas no local. "Antes, o prédio não tinha acessibilidade, o espaço era apertado e fazia muito calor. Era ruim para a comunidade em todos os sentidos, até por conta das condições de trabalho. Tínhamos dificuldade principalmente com os idosos que atendemos, devido as escadas do antigo prédio, a acessibilidade para eles era muito difícil. Com a mudança, tudo mudou para melhor. Estamos em um prédio próprio, com uma estrutura melhor, acessível, as salas são mais amplas e climatizadas e os móveis são novos", explica Aldileia.

Com o investimento do BID, a obra teve início em maio de 2013, com recursos liberados durante a gestão anterior do prefeito Edvaldo Nogueira. Já em abril de 2016, quando a obra foi entregue, a população contou com a ampliação dos serviços na unidade. No local, são ofertados serviços de convivência, fortalecimento de vínculos, do serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Cadastro Único para o Bolsa Família, palestras informativas, acompanhamento dos beneficiários do auxílio moradia, além de cursos em parceria com a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat).

"Eu vivenciei a realidade do outro Cras e muita coisa mudou no novo prédio. Passamos a ter mais oportunidades de cursos e de entretenimento para que a gente não fique parada em casa. Estou muito satisfeita, toda tarde tem atividade, fico sempre me movimentando e aprendendo alguma coisa", afirma a dona de casa Gildete Balduíno.

Durante esse tempo de funcionamento, o Cras já ofereceu diversas capacitações à comunidade. "O interessante é que eles abraçaram a ideia e muitos viram que poderiam gerar renda, com patchwork, pintura em tecido, bolsas finas e, principalmente, com material reciclado. Por ser uma comunidade carente, muitas pessoas ainda sobrevivem da coleta e venda de materiais para reciclagem. Ver novas formas de utilização foi muito importante para eles por já conhecerem bem o material. Eles puderam empreender e buscar novas formas de adquirir uma renda extra. O Cras nesse bairro está sendo instrumento de mudança de vida", ressaltou a coordenadora.

Como forma de prestigiar a produção dos usuários, o Cras do Coqueiral reservou um espaço para exposição do que foi realizado por eles. Entre os trabalhos expostos, estão os de dona Maria Eulália Melo, que conta orgulhosa os benefícios do Cras em sua vida. "Participo do Cras desde o prédio anterior e ficamos na expectativa de um prédio melhor e maior para a gente fazer mais atividades e conseguimos. Agora, é difícil que eu perca um curso ou oficina do Cras, sempre estou participando e me ajuda muito. A partir deles eu pude começar a fazer artesanatos e vender. Já fui convidada pela Fundat para participar de feiras e alguns amigos também revendem, assim, sempre consigo um dinheirinho. Além de mim, muitas pessoas da comunidade fizeram cursos, conseguiram emprego e tiveram a vida melhorada", comemora.

Josefa Moreira da Silva, dona de casa, despertou a curiosidade de saber o que o Cras oferecia à comunidade quando foi fazer o seu recadastramento para o Bolsa Família. No mesmo dia, ela se inscreveu no grupo de idosos e, desde esse dia, ela busca não perder mais nenhuma atividade. "Recebemos muitas visitas de instrutores para dança, canto, atividade física e outras coisas, nós temos muitos parceiros. Eu gosto demais de tudo o que tem na unidade. Sempre estão trazendo novidades e pessoas para fazerem palestras diferentes. Por exemplo, quando chega um dia que eu tenho médico marcado, fico até pensando para qual eu vou, mas eu sei que o médico eu não posso perder e fico com o coração partido", relata.