Servidores públicos vão em busca do pódio na Corrida Cidade de Aracaju

Matérias
07/03/2018 10h00

Em contagem regressiva para a edição de número 35 da Corrida Cidade de Aracaju, os servidores públicos estão a todo vapor na rotina de treinos. Seja em equipe ou individualmente, é grande a expectativa para a prova do dia 17 de março. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), além de comemorar o Aniversário da Cidade, estimula o esporte também entre os servidores.

Fomentando a prática da atividade física, e promovendo a saúde dos servidores públicos municipais, a Prefeitura de Aracaju oferece isenção da taxa de inscrição e categoria exclusiva na competição. Para o guarda municipal Rodrigo Guimarães, a medida incentiva uma maior participação do funcionalismo.

 "Acredito que a corrida valoriza o servidor público como instrumento fundamental para o desenvolvimento do modelo de governo atual, e promove a saúde física e mental de cada um. Além do incentivo à prática orientada, organizada e com retorno material, premiações, e aumento da disposição e produtividade", contou.

Em meados de 2013, a Guarda fundou um clube de corrida que hoje conta com 50 membros. Uma das atletas inscritas na competição, focada no trajeto de 24 km, Abilene Suilânea participa há quatro anos da Corrida Cidade de Aracaju, que considera a mais organizada das competições que já participou. Em segundo lugar na categoria feminina servidor público em 2017, Abilene ressaltou os pontos fortes do evento que a motivam a correr.

"Essa será a minha quinta participação nessa corrida, que considero a melhor do estado. Em minha opinião, é uma corrida que dá oportunidade para qualquer pessoa participar devido ao valor da inscrição ser bem acessível, além das premiações que são ofertadas como forma de incentivo. Essa categoria para os servidores valoriza e incentiva a prática de atividade física. Admiro muito a organização do evento, principalmente a preocupação e cuidado com a hidratação, e a sinalização ao longo da prova. Não uso relógios na corrida, mas me guiava pelas marcas de quantos quilômetros havia percorrido" disse a atleta.

 Dividindo-se entre o trabalho e o pouco tempo que sobra para os treinos, Abilene revelou o que a impulsionou a praticar esportes. "O que me motivou a começar a correr foi a minha instituição. Lembro que a primeira corrida que participei foi a da GMA. Era muito sedentária, e fui correr por causa dos meus colegas. Logo depois, a Guarda criou o clube de corrida e comecei a fazer parte. Foi lá que aprendi a correr, melhorei a respiração, e fazia treinos específicos de fortalecimento", relembrou Abilene.

Seguindo o mesmo exemplo da Guarda Municipal, a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), criou um grupo que realiza treinamentos para a Corrida Cidade de Aracaju. Os treinos contam com o apoio da Sejesp, que disponibilizou um estagiário de Educação Física e atleta há 20 anos, Paulo Mendonça, para auxiliar nos exercícios preparatórios para os percursos. "São dois dias na semana de treino e fazemos a iniciação da corrida, porque alguns não têm prática. Como eu atuo na área há muito tempo, auxílio de acordo com as necessidades do grupo. Essa corrida é uma motivação para os servidores, todos precisam fazer uma atividade física", declarou Paulo.

Os servidores da Secretaria Municipal da Assistência Social também estarão na torcida pela diretora de Proteção Social, Inácia Brito, que participará do percurso de 5 km.

"Eu corro há pouco tempo, minha primeira corrida foi em outubro do ano passado, mas venho me preparando com ajuda de um personal. Faço três dias de fortalecimento muscular em academia, e treino corrida nos outros dias. Considero a categoria exclusiva uma ação importante na valorização do servidor. Ajuda a incentivar a prática de esportes, e inclui os funcionários nos eventos promovidos pela Prefeitura e pela Sejesp", explicou.