Sementeira: amanhecer desperta a diversidade que traduz o espaço

Matérias
12/03/2018 16h00

Cinco horas da manhã. É nesse horário que o Parque Governador Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira, abre suas portas. Diariamente, até as 21h, centenas de pessoas passam pelo local para desfrutar de, pelo menos, um pouco dos seus 400 mil metros quadrados de extensão situados no bairro Jardins. O parque reúne, em um só lugar, contato com natureza, possibilidade de prática de atividade física e esportiva, além de diversas opções de lazer. Quer combinação melhor?

Antes mesmo do horário de abertura as pessoas já começam a chegar para garantir a caminhada. O aposentado José Pereira de Souza é um dos exemplos. De segunda a segunda, antes das 5h, já está pronto para iniciar sua caminhada. "A Sementeira faz parte da minha rotina há muito tempo. Gosto de vir cedo porque pego o ar menos poluído, a gente anda mais à vontade", contou.

À medida que o tempo passa, o dia vai clareando e, consequentemente, o movimento no parque só aumenta. Outro frequentador assíduo que contribui positivamente para esse movimento intenso é o administrador Lenimarques Correia, que há quatro anos vai ao local sempre nas primeiras horas do dia. "Já faz parte da minha rotina caminhar, encontrar os amigos, tudo na Sementeira, que é um parque lindo. No cotidiano é muito bom, a gente começa o dia com mais vigor, mais saúde, mais disposição para trabalhar", declarou.

A professora Hida Silveira também tem uma relação diária com o Parque da Sementeira. Ela, que começou a caminhar por recomendação médica, agora pratica atividades físicas no local por livre e espontânea vontade. "Comecei a vir por uma questão de saúde e depois se tornou viciante. No dia que eu não venho, sinto falta. Por conta do trabalho, eu tenho o hábito de acordar cedo e venho logo porque aproveito mais o dia", destacou.

Questionada sobre o porquê de ter escolhido a Sementeira, a professora foi enfática. "Eu me sinto mais segura. A gente pode caminhar despreocupada", afirmou. Lá a presença da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) é constante. Além dos guardiões fazendo o patrulhamento, é no parque que fica a sede da corporação.

Mas isso é assunto para outra matéria da série Sementeira.