Sementeira: estrutura a serviço da população

Matérias
14/03/2018 15h00

Um parque do tamanho do Augusto Franco traz benefícios que refletem no cotidiano da cidade. Afinal, manter contato com a natureza, praticar atividade física e ter momentos de lazer são primordiais para que as pessoas tenham uma qualidade de vida e a Sementeira faz muito bem o seu papel. São 400 mil metros quadrados à disposição da população.

Em toda sua extensão, o contato com a natureza é destaque na Sementeira. Além do lago, existem no parque mais de 110 espécies de árvores plantadas, entre frutíferas, exóticas e nativas da Mata Atlântica, e ainda alguns animais também exóticos e nativos do bioma Mata Atlântica, e outros domésticos. 

Além desse contato direto com a natureza, a Sementeira conta com playgrounds, quadra poliesportiva, campo de futebol, trilhas, quadra de vôlei de praia, espaço com aparelhos para exercícios físicos, pista para caminhada ou corrida, além de uma pequena pista para patinação.

Eventos

Além de possibilitar o contato com a natureza e oferecer diversos ambientes para a prática de atividade física, o Parque Augusto Franco dispõe de palco com cobertura para apresentações artísticas e culturais, píer em frente ao lago, e oito quiosques. Por lá, é possível realizar eventos na Sementeira gratuitamente. Para isso, é preciso comunicar e fazer a reserva do espaço por meio de ofício junto ao setor de Protocolo, na entrada do parque.  

Qualquer tipo de evento pode ser realizado, mas existem algumas ressalvas: não causar nenhum dano ao parque, nem nenhum constrangimento aos demais visitantes, e não gerar prejuízos nem para a estrutura, nem para as pessoas que visitam. Por mês, são realizados cerca de 250 eventos no Parque da Sementeira.

Segundo a coordenadora do Parque da Sementeira, Maria Arcieri, melhorias já estão sendo planejadas para tornar o local ainda mais acolhedor. "Estamos fazendo um levantamento de todas as necessidades do parque, o que pode ser construído ou melhorado. Nesse projeto, está prevista a reestruturação dos banheiros, da área do lago. A ideia é tornar o parque um local ainda mais agradável para que as pessoas frequentem", afirma.