Servidor Saudável: saúde física e mental dos funcionários é preocupação constante da gestão

Matérias
25/10/2018 13h30

Traçar os rumos de uma cidade é um desafio que, antes de tudo, estabelece a necessidade de pessoas que sejam capazes de seguir o plano de maneira eficaz. Em Aracaju, a gestão municipal tem como norteador o Plano Estratégico que, entre os 65 itens que o compõem, está a implantação do programa Servidor Saudável, que tem como principal objetivo implementar ações que priorizem a qualidade de vida do servidor. Dentro deste eixo administrativo, estão o atendimento psicológico e a ginástica laboral.

O programa começou a ser implantado ainda no início da atual gestão, através da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog) que, entre outros pontos, identificou um alto índice de absenteísmo, o que, consequentemente, poderia afetar o serviço prestado à população geral. Para a coordenadora de Gestão Pessoal da Seplog, Fernanda Moura, esta era uma demanda que exigia urgência no diagnóstico das causas. "Ficamos surpresos com o número de servidores que, por alegarem problemas de saúde, se afastaram das suas funções na Prefeitura. Uma das secretarias que tem o maior número de absenteísmo é a da Saúde, que também é a pasta com mais trabalhadores efetivos, o que acaba sendo proporcional. Ainda assim, antes não era feito um diagnóstico para identificar as causas dos afastamentos e, com isso, as perícias médicas também não eram feitas. Era um descaso com a saúde do servidor que, nesta gestão, estamos trabalhando para reverter", informou a coordenadora.

Essa reversão citada por Fernanda Moura, hoje, passa por, sobretudo, melhorar o ambiente de trabalho e estimular o bom convívio. Nessa perspectiva, a Seplog, por meio da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), atua com o atendimento psicológico, seja em grupo, no próprio ambiente de trabalho, ou individual. Esse trabalho já tem surtido efeito, não somente nas repartições públicas, mas também na vida pessoal dos servidores.

Transformação de dentro para fora

Foram oito meses de tratamento para que o guarda municipal Paulo Santos pudesse dizer que sua vida estava se transformando. Servidor da Prefeitura de Aracaju há 37 anos, ele viu a sua rotina pessoal se desestruturando por um ciúme que o corroía e minava a sua relação com a esposa. Vindo de outros dois relacionamentos que não deram certo, Paulo percebeu que precisava de ajuda quando as crises de insegurança passaram a afetar a sua concentração no trabalho.

"Por várias vezes, no momento da ronda, eu me pegava distraído pensando no que a minha mulher estava fazendo enquanto eu não estava com ela. Era doentio e eu só percebi isso quando estava a ponto de perdê-la. Decidi procurar por ajuda e fiquei sabendo do tratamento oferecido pela Escola de Governo. Não demorei a buscar e, uma vez por semana, eu era atendido por uma psicóloga. É um alívio muito grande sentir a mudança de comportamento. Hoje, me sinto mais seguro, principalmente para cumprir o meu papel de guarda que quase foi comprometido", contou Paulo.

A responsável pela recepção a Paulo foi a coordenadora psicossocial da Esgap, Ana Dalva Trindade. De acordo com ela, o procedimento para obter o apoio é muito simples. "Basta que o servidor entre em contato com a escola e agente o atendimento. As consultas acontecem às quintas, das 7h às 13h. Além desse tratamento individual, temos o trabalho de ambiente humanizado, mais voltado para grupos, e é quando nós vamos até o local de trabalho solicitado e realizamos uma oficina terapêutica, a depender da demanda de cada secretaria", explicou.

Desde o início deste ano, a Esgap já realizou 129 atendimentos psicossociais, entre individuais e coletivos. Para agendar a consulta, o servidor municipal pode entrar em contato com a escola através do telefone (79) 3179-3748.

Ginástica para exercitar o bom ambiente de trabalho

Se a maioria dos trabalhadores for colocar no papel, vai perceber que passa mais tempo com as pessoas do trabalho do que, até mesmo, com os familiares. Esse tempo, somado às situações adversas que existe em todo e qualquer ramo profissional, pode se tornar uma bomba relógio se não houver uma estratégia capaz de minimizar os efeitos negativos.

Além do tratamento psicossocial, outra tática utilizada dentro do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju é a ginástica laboral nas secretarias. Como na maioria das repartições, os servidores trabalham muito tento sentados e até com má postura, as principais doenças comuns para quem trabalha sentado em frente ao computador são Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort), e a ginástica laboral ajuda a tratar parte do incômodo.

Os exercícios são realizados duas vezes por semana durante o horário de trabalho, com início às 9h da manhã, e são conduzidas por profissionais de Educação Física, estagiários e colaboradores da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) e, de acordo com diretor do Departamento de Esporte e Lazer (DEL) da Sejesp, Jersonilton Júnior, o foco é sempre proporcionar qualidade de vida ao servidor. "O intuito é promover o bem estar, tirar um pouco da rotina do sedentarismo. É interessante que, no início, tínhamos até dificuldade de adesão dos servidores e, hoje, eles sentem falta caso não ocorra no dia previsto. Isso é muito positivo porque, além de mexer com o corpo, a atividade também deixa o ambiente mais animado e isso contribui muito para, inclusive, a melhora do desempenho do funcionário", ressaltou.