Fampress: Jornalistas paulistas se encantam com as belezas naturais e cultura aracajuana

Agência Aracaju de Notícias
09/05/2024 12h15

No segundo dia do fampress promovido pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), os seis jornalistas paulistas que estão conhecendo a capital sergipana estiveram, na manhã desta quinta-feira, 9, nos Mercados Municipais Antônio Franco, Thales Ferraz e Maria Virgínia Leite Franco, na região central da cidade. Os profissionais foram recebidos nos mercados com muito forró e se encantaram com a cultura local expressa sob as mais diversas formas, como artesanato, culinária, música, entre outras características que formam a identidade do povo aracajuano.

Um dos visitantes foi o jornalista Milton Carlos Xavier, que disse ter ficado maravilhado com as peculiaridades do local. “O que mais me encantou aqui em Aracaju foi o orgulho do povo sergipano em mostrar a sua identidade, os seus valores, o seu artesanato, a sua culinária que é totalmente típica da região. É uma demanda que precisa ser mais divulgada no Brasil e até mesmo no exterior. Aracaju é um lugar encantador. Os mercados têm um patrimônio cultural e a Prefeitura está de parabéns por manter essa arquitetura histórica e também a cultura do povo, porque valoriza o turismo, atrai as pessoas para virem conhecer”, conta.

Quem também não escondeu a satisfação foi a jornalista Meyre Staehl Coelho, que já conhecia a capital, mas, mesmo assim, não deixou de se encantar com a cidade durante o fampress. “É a minha segunda vez aqui em Aracaju, neste mercado lindo que representa a diversidade cultural. Já estive em outros mercados pelo mundo, mas aqui a gente tem a riqueza dos produtos, a diversidade cultural e o acolhimento ímpar, que não temos em nenhum outro lugar do mundo. Esses três mercados têm peças de artesanato, uma mais linda que a outra, e com preços justos. Isso para mim, que sou turista, faz muita diferença. A gente vê que não está sendo lesado, pois aqui tem coisas bonitas sendo vendidas a preços que conseguimos pagar. Há também uma grande variedade de hortifruti, os sabores de Aracaju a gente consegue experimentar nos mercados, e nos encantam. Essa é uma cidade que sempre se renova, eu amo Aracaju”, declarou.

A jornalista Lucilaine Cristina Dalessi não poupou elogios a tudo o que conheceu na pequena notável. “Eu gosto muito da cultura nordestina, mas Sergipe nos recebeu muito bem. Chegar aqui em Aracaju e ter o forró, essa acolhida maravilhosa, o artesanato colorido e tão caprichado, as roupas, o amor das pessoas em cada detalhe, a religião expressa nas esculturas, é tudo muito bonito. As pessoas são muito acolhedoras e esta cidade superou as minhas expectativas. A gente dá muito valor a essa cultura e a esse povo que é tão forte, a essa natureza, pois aqui é um lugar muito bonito e tem um clima muito acolhedor”, afirmou.

Programação

O Fampress é uma visita técnica feita por profissionais da mídia para conhecer e cobrir destinos turísticos. Esta ação específica, que teve início na quarta-feira, 8, Dia Nacional do Turismo, segue até o próximo sábado, 11, e faz parte do Planejamento Estratégico da gestão municipal para impulsionar o fluxo turístico na capital, destacando as belezas naturais, culturais e gastronômicas de Aracaju.

Na tarde desta quinta-feira, 9, os profissionais da comunicação irão à Câmara Municipal de Aracaju, onde a presidente da Abrajet/SP, Miriam Petrone, receberá o título de Cidadã Aracaju. À noite, o grupo irá jantar no restaurante Cariri, na Passarela do Caranguejo.

Na sexta-feira, 10, pela manhã, os jornalistas visitantes conhecerão o Parati Bar, na praia do Refúgio, e almoçarão no Prainha Bar. A programação do dia finaliza com um jantar no Celi Praia Hotel. No sábado, 11, último dia do fampress, cumprindo programação própria, os jornalistas farão visita ao ao município de Canindé do São Francisco. De lá, seguem para o embarque no Aeroporto Santa Maria, no domingo, 12, quando retornam a São Paulo.