Prefeitura leva exposição de gravuras à Galeria de Arte Álvaro Santos

Cultura
20/05/2024 14h00

A Galeria de Arte Álvaro Santos, mantida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), recebe a partir do dia 23 de maio, às 18h, a exposição “Permanências e Ressonâncias, um panorama da gravura em Sergipe”, idealizada pelo Fórum Permanente de Artes Visuais de Sergipe (FAVS). 

Segundo o presidente da Funcaju, Luciano Correia, a mostra faz parte de uma série de ações realizadas na galeria. “A Funcaju está com uma riquíssima agenda de exposições na Galeria de Arte Álvaro Santos. Agora os presentes poderão contemplar gravuras feitas por ilustres artistas visuais”, assinala o presidente.

A exposição contará com cerca de 27 artistas e aproximadamente 50 obras que se unem em técnicas diferenciadas. Alguns nomes consagrados da arte de Sergipe farão parte da mostra como: Leonardo Alencar (in memorian) com seus animais e paisagens; Marly (In memorian) e seus místicos guarda-chuvas; José Fernandes (In memorian) e Hugo Portela (In memorian).

Já entre os artistas gravuristas do cenário atual estarão Andreson Dias, Antônio da Cruz, Cirulo, Claúdia Nên, Elaine Bomfim, Elias Santos, Fernando Marinho, Gabi Etinger, Gandhi, Gladston Barroso, Jacira Moura, Joaquim Sobral, Jorge Luiz Barros, Juciele Oliveira, Kalvero, Luan Dias, Marjorie Garrido, Milton Coelho, Nivaldo Oliveira, Rafael Carvalho, Sabrina Silva, Vilma Rebouças e Wendell Campos.

Para a coordenadora da Galeria de Arte Álvaro Santos, Bianca Leite, a mostra Permanências e Ressonâncias é de suma importância para a valorização dos gravuristas do estado. “Ficamos gratos em receber mais uma exposição importante na Galeria e enaltecer a cultura através desse panorama da gravura em Sergipe”, afirma Bianca.  

Organizado pelo FAVS, a exposição busca ressaltar a importância da transmissão do conhecimento através do ato de gravar, originado do entalhe, da incisão e corte em materiais como madeira, metal, pedra, seda e borracha.

“A exposição partiu de um debate de membros do FAVS sobre gravura, e a necessidade de dar visibilidade a essa técnica artística tão importante no estado de Sergipe, e que atravessa diversas gerações. Então decidimos expor artistas que iniciaram suas atividades em momentos distintos, unindo de certa forma também alunos e professores, cada qual com seus traços e identidades, seria interessante para falar sobre a produção de gravuras no estado”, esclarece a gravurista e coordenadora de comunicação do FAVS, Sabrina Silva.

Após a abertura, a exposição Permanências e Ressonâncias permanecerá disponível para visitação até o dia 28 de junho, de segunda à sexta-feira sempre das 9h às 17h, na Galeria de Arte Álvaro Santos, localizada na Praça Olímpio Campo, rua Itabaiana, Centro.