Prefeito homenageia 25 personalidades com as mais altas comendas do município

Agência Aracaju de Notícias
24/04/2009 19h01

Mais uma vez, a Prefeitura de Aracaju homenageou com a mais alta comenda do município autoridades e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento de Aracaju em concorrida solenidade realizada nesta sexta-feira, 24, no auditório do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE), situado na Praça Fausto Cardoso, Centro. As medalhas de Ordem do Mérito Serigy e do Mérito Cultural Ignácio Joaquim Barbosa foram entregues pelo prefeito Edvaldo Nogueira a 25 nomes de destaque que atuam como políticos, jornalistas, escritores, médicos e profissionais de diversas outras áreas.

No discurso proferido logo após a apresentação do Quinteto Sanfônico, Edvaldo Nogueira destacou a trajetória de cada um dos homenageados nos mais diversos ramos de atuação e os avanços econômicos e sociais conquistados pelos aracajuanos nos últimos anos. "Aracaju, que sempre foi timoneira do progresso e do avanço, continuará exercendo o seu papel de linha de frente na luta para que Sergipe e o Brasil continuem avançando, continuem trilhando o caminho do desenvolvimento, do trabalho sério e responsável, da ética e da cidadania", comemorou. 

O prefeito enfatizou a relevância da outorga das medalhas para o ciclo de comemorações alusivas ao aniversário de Aracaju, que este ano, em 17 de março, completou 154 anos. "Para celebrar a passagem dos seus anos, a Prefeitura realiza este rito de honra. A comenda da Ordem Serigy, que traz o brado de resistência de um cacique que ecoou pelas terras do Sergipe, e a medalha do mérito cultural, que leva o nome daquele que eu costumo chamar de aracajuano número um, o homem que viu a cidade antes que ela o fosse de fato", afirmou.

Este ano, 20 homenageados foram condecorados com a Medalha de Ordem do Mérito Serigy nas categorias Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, sendo um deles post mortem: o professor Manoel Cabral Machado. Receberam o Mérito Cultural Ignácio Barbosa cinco personalidades que enriquecem o cenário artístico aracajuano. Em fevereiro, durante o Projeto Verão 2009, o prefeito Edvaldo Nogueira agraciou o ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil, com a referida comenda. Anteriormente, em 2004, o cantor e compositor Milton Nascimento também foi homenageado.

Mérito Serigy

Um dos homenageados com a medalha da Ordem na categoria Grã-Cruz foi o presidente da BR Distribuidora e ex-senador por Sergipe, José Eduardo Dutra, que se disse extremamente orgulhoso por ter sido lembrado. “Com certeza é uma homenagem gratificante, principalmente pelas companhias. Ser homenageado ao lado de pessoas tão importantes para Aracaju nos mais diversos ramos e atividades me deixa muito satisfeito e orgulhoso por receber a medalha e ver que dei uma contribuição para o desenvolvimento da cidade”, ressaltou.

Na categoria Grande Oficial, um dos homenageados foi o vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), professor Ângelo Roberto Antonioli. Paulista, doutor em Farmácia, Ângelo reside em Aracaju desde 1994. Aqui tem se destacado como membro ativo da comunidade acadêmica da UFS. “Estou feliz com a homenagem e muito contente por ter optado por vir para Aracaju, uma cidade onde devo viver até meus últimos dias. E enquanto viver estarei lutando para que ela seja cada vez melhor, sobretudo no meu foco, que é a Educação”, declarou.

No quadro de funcionários da Prefeitura de Aracaju desde 1986, o engenheiro civil Valmor Bezerra assumiu a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) em 2006, implementando uma nova dinâmica nas obras da cidade. Hoje secretário de Estado da Infra-Estrutura, Valmor teve seu relevante trabalho reconhecido com o título de Comendador da Ordem. “Para mim, como funcionário da Prefeitura e como uma das pessoas que contribuíram para a melhoria da cidade, é uma honra muito grande”, comentou.

Mérito Cultural

Já o ator e escritor Vieira Neto foi agraciado com a medalha do Mérito Cultural Ignácio Barbosa. Autor de 16 livros, Vieira já assinou colunas em diversos jornais e produziu espetáculos por todo o país. Aos 64 anos, ele não escondeu sua satisfação por receber a
condecoração. “Eu costumo dizer o seguinte: quem quiser me homenagear que o faça em vida. Agradeço muito ao prefeito Edvaldo por esse reconhecimento ao meu trabalho. Fico muito feliz por estar no meio desse grupo seleto”, colocou.

Além de amigos e familiares dos homenageados, na solenidade estiveram presentes diversos políticos e autoridades locais, entre eles o vice-governador do Estado, Belivaldo Chagas, os deputados federais Albano Franco e Valadares Filho, as vereadoras Miriam Ribeiro e Karla Trindade, o superintendente regional da Caixa, Luciano Pimentel, o presidente do Banese, Saumíneo Nascimento, e o gerente-geral da Unidade de Negócios da Petrobras para os Estados de Sergipe e Alagoas (UN-SE/AL), Eugênio Dezen.

Confira abaixo a lista dos 25 homenageados:

MEDALHA DA ORDEM DO MÉRITO SERIGY
Antônio Carlos Valadares - senador da República
José Eduardo Dutra - ex-senador da República
Manoel Cabral Machado (Post morten) - escritor
Netônio Bezerra Machado - desembargador
Patrus Ananias de Sousa - ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Roberto Eugênio da Fonseca Porto - presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe
Ângelo Roberto Antonioli - pesquisador e vice-reitor da UFS
Byron Emanuel de Oliveira Ramos - médico
Carmelita Pinto Fontes - escritora
Eduardo Antônio Conde Garcia - médico e professor universitário
Valdinaldo Aragão de Melo - médico e professor universitário
Euza Maria Gentil Missano Costa - promotora de Justiça
Raimundo Juliano Souto Santos - empresário
Valmor Barbosa Bezerra - engenheiro civil e secretário de Estado da Infra-Estrutura
Carlos José Magalhães de Melo - comunicador
Geraldo Resende Filho - advogado
Jozailto Lima - jornalista
Antônio Silva Rocha - diretor financeiro da Secretaria Municipal de Finanças
Durval José de Santana - militante do PCdoB
Ismael Pereira Azevedo - artista plástico

MEDALHA DO MÉRITO CULTURAL IGNÁCIO JOAQUIM BARBOSA

Antônio Henrique Freire Teles - músico
Maria Isabel dos Santos - atriz
José Grigório Ribeiro (Josa) - músico
Pedro Jorge Mendonça - músico
Vieira Neto - ator e escritor