Exposição ‘Dois Mundos’ chega ao Mirante da 13 de Julho

Cultura
16/09/2011 11h43

A pintura está mais uma vez em pauta no Mirante 13 de Julho. Teve início na última quinta-feira, 15, a exposição ‘Dois Mundos', dos artistas plásticos Carlos Conrado e Valter Carlos. A mostra traz 17 quadros que expressam os mais variados sentimentos humanos.

Para compor parte de seu acervo, Valter Carlos se inspirou livremente no surrealismo. "Quero passar aqui a importância da arte reciclada e a importância do conceito de sustentabilidade. Parte das obras foram feitas com materiais reciclados e, eu gosto de usá-los com o objetivo de conscientizar o observador, provando que há uma maneira de usá-los. Desenvolvi essa técnica que chamo de ‘penumbra', onde usei como base o trabalho de Pablo Picasso e Tarsila do Amaral", disse o artista, que também tem admiração pelos sergipanos Almério Cavalcante e Arthur Bispo do Rosário.

Levando muito a sério a reciclagem de materiais para fazer arte, Valter Carlos também expõe uma escultura feita de papelão, que simboliza uma antiga fábrica de cimento que existia em Sergipe. "Essa é uma forma de arte contemporânea abstrata e simboliza minha crítica pessoal à poluição do ar. Nós trabalhamos sempre em prol da natureza e mostramos que ela é uma tendência. A arquitetura e engenharia já trabalham com o conceito de desenvolvimento sustentável e a arte mais ainda", comentou Valter.

Valter Carlos é natural de Salgado, mas mora em Aracaju há cinco anos. Tendo gosto pela arte desde criança, o artista começou com os desenhos que fazia em seu caderno de exercício, no colégio. Durante a adolescência, Valter aprendeu a dominar a pintura sem a ajuda de nenhum curso preparatório. Desde que se mudou para a capital sergipana, o pintor e escultor tem participado de muitas exposições, ora divulgando seu trabalho, ora apreciando as obras dos colegas de profissão.

Visitação

As obras de Valter Carlos e Carlos Conrado ficam expostas no Mirante 13 de Julho até o dia 28 deste mês. O horário de visitação é de 9h às 19h, de segunda à sexta-feira, e de 9h às 15h, nos sábados, domingos e feriados.