População comemora inauguração de ciclovia da Coroa do Meio

Infraestrutura
06/10/2008 11h17

Recentemente, a Prefeitura de Aracaju entregou à população a readequação geométrica e a revitalização das avenidas Delmiro Gouveia e Mário Jorge Vieira, ambas localizadas no bairro Coroa do Meio. Além disso, foram inaugurados 4,7 km de ciclovias, que já estão facilitando a circulação de ciclistas na região. A obra foi fruto de um trabalho conjunto entre a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Com o intuito de melhorar o acesso às praias do litoral norte e à Orla de Atalaia, os órgãos parceiros trabalharam em sincronia. Ao encargo da Emurb, ficou a colocação da nova capa asfáltica, assim como a construção das ciclovias e dos canteiros centrais. A SMTT instalou a sinalização vertical (com placas), e a sinalização horizontal (com informações de quilometragem a cada 100 metros de ciclovia), além de refletivos. Profissionais da Emsurb cuidaram da grama e das plantas colocadas nos canteiros.

Danilo de Souza, morador do bairro Coroa do Meio, revela que sempre circulou pela região utilizando a bicicleta como meio de transporte, mas que com a construção da nova ciclovia se sente mais seguro. "Trabalho no shopping aqui perto e utilizo a ciclovia todos os dias da semana. Agora o trajeto ficou bem mais prazeroso e seguro, pois não preciso mais passar entre os carros", comemora. Segundo dados da coordenadoria de Ciclomobilidade da SMTT, nos últimos dois anos, sobretudo com a ampliação da rede cicloviária, houve redução de 62,5% no número de mortes envolvendo ciclistas na capital.
Meio Ambiente

Com a construção da ciclovia da Coroa do Meio, Aracaju agora soma 52,8 km de pistas voltadas para bicicletas, o reafirma a preocupação da Prefeitura com a qualidade de vida da população. A troca do veículo motorizado pela bicicleta, além de representar um hábito saudável, traz significativo benefício para o Meio Ambiente, pois acarreta a diminuição da emissão de monóxido de carbono na atmosfera.

Para Naide Bonina, também moradora do bairro Coroa do Meio e praticante de ciclismo, os benefícios para a saúde e para o meio ambiente são incomensuráveis. "Em alguns países de primeiro mundo, a troca do carro pela bicicleta uma vez por semana é obrigatória, é uma medida óbvia nesses tempos de preocupação com a redução dos impactos ambientais. É muito bom saber que Aracaju caminha nessa direção", destaca.