Jornalista da Folha Online destaca em matéria belezas de Aracaju

Cultura
12/02/2009 11h28

Em visita recente à cidade de Aracaju, o jornalista Márcio Diniz, da Folha Online, ficou encantado com as belezas e a diversidade cultural da capital sergipana. Em matéria publicada no site, que pode ser conferida através deste link, o jornalista revela o resultado de vultosos investimentos da Prefeitura de Aracaju na melhoria da infra-estrutura da cidade. De acordo com ele, "Aracaju difere das demais capitais do Nordeste. Organizada e limpa, a cidade tem uma excelente infra-estrutura, com bons hotéis, restaurantes e bares", afirma.

Em outro trecho da reportagem, Diniz alerta para o imperdível passeio pelos mercados Thales Ferraz e Antônio Franco, cenários visitados com frequência até mesmo pelos próprios aracajuanos. Ele diz que reservar algumas horas do dia para visitar os mercados é uma ótima oportunidade para se integrar na cultura local. "No mercado Antônio Franco encontram-se as lojas de artesanato, comidas típicas e ervas medicinais - uma atração à parte. Os preços são justos e dá para levar uma lembrançinha para toda a família. O Thales Ferraz, que fica na mesma praça, é uma espécie de mercadão. A mistura de cheiros e cores dá um toque especial. Lá é vendido todo tipo de espécie de frutos do mar e peixes", diz encantado o jornalista. E ainda aconselha. "Não deixe de provar as frutas da região como mangaba, umbu, murici e siriguela".

O passeio de Márcio Diniz pelas terras sergipanas foi tão completo que ele não perdeu nem mesmo a oportunidade de cair na balada. Em outro trecho da matéria, o jornalista diz que "a agitação noturna concentra-se na Passarela do Caranguejo, na orla da praia de Atalaia. São mais de 50 bares e restaurantes que mesclam a culinária tradicional sergipana com a japonesa e a italiana. Mas o caranguejo domina o prato principal. Tudo embalado pelo forró", revela em sua matéria.

Sergipe

Além de conhecer os locais mais queridos da cidade de Aracaju, o jornalista Márcio Diniz também fez questão de visitar o interior do Estado. Em lugares como São Cristóvão, Estância e Canindé, entre outros, ele pôde conhecer o que há de mais paradisíaco. "A cidade de São Cristóvão é um verdadeiro museu ao céu aberto com suas igrejas, construções do final do século XVI e ruas pacatas, onde o tempo parece parar. Atravessando o rio Vaza Barris de balsa chega-se ao no município de Estância, onde dunas e mangues se misturam. A construção de uma ponte sobre o rio Vaza Barris irá encurtar ainda mais o percurso e facilitará uma esticada à Mangue-Seco, na Bahia, local onde foi ambientada a novela ‘Tieta', nos anos 90. Vale uma parada nas praias do Saco e Abais", diz.

Além disso, ele aponta outros lugares como roteiro obrigatório para qualquer turista. "O Porto dos Cavalos, de onde saem as escunas que navegam pelos rios Real e Itapicuru, é o ponto de partida para se chegar ao paraíso baiano, mas que parece mais uma extensão do Estado sergipano. É um roteiro obrigatório para quem vai a Aracaju". Mais à frente, ele finaliza a bela reportagem com retratos históricos da cidade de Canindé, e ainda sugere formas de ‘matar' o calor do verão. "O destino é Canindé do São Francisco, onde se encontra o cânion do Xingó, nas águas do rio São Francisco e na divisa com Alagoas. É o quinto maior cânion do mundo navegável. Em alguns trechos a profundidade do ‘velho Chico' chega a 300 metros", completa.

O jornalista Márcio Diniz viajou a convite do Governo de Sergipe.