Intervenções do projeto ‘Caju na Rua’ começam em junho

Agência Aracaju de Notícias
21/05/2010 11h12

Aracaju entra na onda das intervenções urbanas e no próximo dia 1º de junho ganha o projeto ‘Caju na Rua'. Idealizada pelo artista plástico Fábio Sampaio e executada com apoio da Prefeitura Municipal, a iniciativa consiste na colocação de esculturas da fruta símbolo da capital sergipana, o caju, em espaços públicos da cidade. O anúncio foi feito pelo prefeito Edvaldo Nogueira, durante o lançamento do Forró Caju 2010.

"Aracaju é bastante associada ao caju e com intuito de provocar a sociedade a conhecer a cultura sergipana e também servir de atrativo turístico, decidimos apoiar este projeto do artista Fábio Sampaio, que fez uma adaptação para a nossa cidade de intervenções artísticas que estão sendo realizadas nas principais cidades brasileiras e do mundo", disse Edvaldo.

Segundo Fábio Sampaio, as esculturas tridimensionais em forma de caju foram produzidas em fibra de vidro por 11 artistas plásticos sergipanos e medem 2,2 metros. "Eu e mais dez artistas participam dessa intervenção, cuja ideia foi adaptada para Aracaju, já que nas grandes capitais brasileiras, a exemplo de São Paulo, esse tipo de intervenção já acontece. A nossa intenção é chocar, propondo uma reflexão ao público", explica Fábio.

Além dele, participam da intervenção Caju na Rua os artistas João Baldênio, Antônio Cruz, Elias Santos, Edidelson, Madureira, Hortência Barreto, Ana Denise, Eduardo Fabião, Alan Adi e José Fernandes. "Os cajus já estão prontos para serem colocados em diversos pontos da cidade, a exemplo da Colina do Santo Antônio, Parque da Sementeira e Aeroporto", afirma o idealizador do projeto.

Arte na rua

De acordo com Fábio, a intervenção urbana terá duração de três meses, e a intenção é dar continuidade ao projeto nos próximos anos. "O nosso objetivo é que possamos realizar essa atividade a cada ano, com intervenções diferentes. Este é somente o início. Vale destacar que a intervenção, além de arte, é também uma obra pública efêmera. Isso porque é uma obra que intervém no espaço público, mas que tem tempo determinado para acabar", diz o artista.

Para a presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Lucimara Passos, o projeto Caju na Rua permitirá a população vivenciar a intervenção artística cotidianamente. "Quando o projeto nos foi apresentado, na verdade, fomos procurados pelo Fábio para autorizar o uso dos espaços públicos. Percebemos a importância dessa atividade para a cidade, pois onde as intervenções urbanas já foram realizadas é impressionante a relação desenvolvida entre as pessoas, a cidade e as obras. O prefeito Edvaldo também reconheceu essa importância e então decidiu apoiar a iniciativa", conta Lucimara.

Resultados

Aguardando a resposta da sociedade aracajuana à iniciativa, a presidente da Emsurb revela que a intervenção urbana pode continuar a fazer parte dos espaços públicos da cidade por mais tempo. "As peças foram adquiridas pela Prefeitura, então, a depender de como se mostre a relação da obra com a população, a intervenção pode ser estendida ou mesmo as esculturas podem ocupar os espaços de maneira permanente. Vamos primeiro aguardar e depois avaliar como iremos trabalhar isso", afirma Lucimara.