Curso de História da Arte beneficia alunos de escola municipal

Educação
19/08/2010 18h03

Estudantes de escolas municipais de ensino fundamental estão sendo beneficiados com o curso ‘História da Arte II: arte e ciência no Renascimento', ministrado no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), localizado no bairro Siqueira Campos. A iniciativa é dos acadêmicos do curso de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS) inseridos no Programa de Educação Tutorial (PET).

O curso, cuja última edição foi realizada nessa terça e quarta-feira, dias 17 e 18, tem como objetivo passar para os alunos informações sobre a arte renascentista, estabelecendo uma discussão aprofundada sobre o contexto histórico da Itália no século XVI. Cerca de 30 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas participaram do evento e puderam conhecer obras de grandes artistas, como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Giotto e Shakespeare.

Tutor do PET História e membro do Conselho Editorial da Universidade Federal de Sergipe, o professor Dilton Cândido Santos explica que a ideia de promover o curso partiu da intenção de propagar todo o conhecimento adquirido pelos acadêmicos em atividades de extensão e ensino. "Lecionei História da Arte durante muitos anos na UFS e através das experiências obtidas pude perceber que a relação entre o estudo da disciplina e o interesse dos jovens precisava ser reavaliada. Daí a importância de beneficiarmos estudantes da rede pública com a oferta desse conteúdo", analisa.

Em sua palestra, a acadêmica Natália Abreu, que cursa o 6º período, mostrou algumas obras para tornar acessível o entendimento da arte renascentista. "Me empenhei em fazer um apanhado sobre o Renascimento, ao tratar do legado de Lonardo da Vinci através de fotos de quadros, como ‘A Última Ceia'", diz Natália.

Presidente Vargas

Convidada para o curso, a professora de história da Emef. Presidente Vargas, Enildes dos Santos, se mostrou satisfeita com o curso. De acordo com ela, os alunos dispõem de uma disciplina de arte na unidade escolar que possibilita a eles conhecer mais sobre a trajetória de importantes artistas reconhecidos mundialmente.

"Já havia tratado do Renascimento e da revalorização das referências culturais da antiguidade clássica. Estou surpresa com o interesse dos meus alunos e maravilhada com o aprendizado adquirido", mencionou a professora.

Interessada em artes, a estudante do 9º ano Bianca Souza afirmou que o curso foi a maneira mais interessante de aprender. "O melhor momento do curso foi a apresentação de um documentário que tratava da vida e da obra de Leonardo da Vinci. Através dele, conheci cidades por onde ele passou, entre elas Vinci e Florença", contou.

PET

O grupo coordenado pelo professor Dilton Cândido Santos existe há cerca de um ano e é formado por quatro bolsistas que recebem auxílio do Ministério da Educação (MEC) através do Programa de Educação Tutorial (PET), criado pelo Governo Federal. O programa foi designado para apoiar atividades acadêmicas que integram ensino, pesquisa e extensão.

"Procuramos propagar nossas pesquisas com trabalhos dessa natureza, através dos quais os alunos aperfeiçoam sua didática e aprendem novas formas de ensino. Assim, eles acabam transmitindo para outras pessoas todo o conhecimento adquirido", conclui Dilton.