Rede municipal de ensino participa de conferência sobre drogas

Educação
20/08/2010 17h40

Com o objetivo de instrumentalizar educadores para a realização de atividades continuadas de educação preventiva, concernentes ao uso indevido de drogas lícitas e ilícitas, técnicos da Secretaria Municipal da Educação (Semed), professores e coordenadores escolares participaram da conferência ‘Lidando com as drogas', que aconteceu na manhã desta sexta-feira, 20, no auditório da Sociedade Semear.

Promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, através do Núcleo de Educação a Favor da Vida, o evento é uma das ações do programa ‘Sergipe a favor da vida e contra o crack', que faz parte do Plano Estadual de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas.

Na ocasião, a socióloga, sanitarista e consultora do Ministério da Saúde na área de saúde mental, Graziella Barbosa, ministrou palestra sobre redução de danos. "Quando o dano já está instalado, o profissional vai trabalhar para minimizar o efeito. São problemas complexos e singulares, com respostas variadas e igualmente complexas. O importante na redução de danos é entender o conceito e utilizar a tecnologia de modo oportuno", afirmou.

Para a coordenadora de projetos da Semed, Valdinete Paes, a iniciativa é uma forma de sensibilizar e capacitar os profissionais para o enfrentamento ao crack e outras drogas. "A Semed está trabalhando na perspectiva de instrumentalizar os professores do município no enfrentamento ao crack e outras drogas. Nós não perdemos nenhuma oportunidade de conhecer mais sobre a temática, já que o nosso interesse é estar preparado para combater esse problema mediante parceria com instituições", ressaltou.

Prevenção

Para a articuladora do programa ‘Saúde e Prevenção nas Escolas' (SPE), Claudia Correia, a intenção de instrumentalizar educadores está aliada a busca de grandes avanços para o município de Aracaju no que diz respeito à luta contra o crack. "Participando de eventos como esse ganhamos mais experiência no combate ao crack, instrumentalizando profissionais que podem lidar com essa problemática, e direcionando-os a acionar a rede de atenção básica municipal quando necessário", explicou Cláudia.

Já a professora de educação física da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Risonete Lúcia Fonseca, conta que já desenvolve ações de combate às drogas no ambiente escolar. "O fato de estarmos aqui mostra o compromisso com a causa, que tem a conscientização do aluno como ponto principal. Também sou articuladora do projeto SPE, através do qual tratamos da cidadania escolar, que envolve a importância do combate às drogas", afirmou.