Técnicos da Saúde e da Educação elaboram plano de ação para escolas

Saúde
26/12/2011 09h46

No próximo dia 28, quarta-feira, os técnicos do Programa Saúde na Escola (PSE) e os coordenadores de escolas municipais de Aracaju vão se reunir para planejar as ações do PSE para 2012. Desde o início do ano, planejamento semelhante reuniu as coordenações pedagógicas das 15 escolas cadastradas no programa. O encontro foi realizado na sede da Diretoria Regional de Educação (DEA).

Ao todo, em Aracaju, 59 escolas estão cadastradas no PSE. "A integração das redes públicas da saúde e da educação é uma estratégia nacional que objetiva levar o direito da saúde às escolas e assim melhorar o desempenho escolar das crianças e adolescentes. A conscientização da saúde e da prevenção deve começar na escola", ressalta o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.

A reunião de avaliação e planejamento do PSE foi dirigida pela técnica do PSE/SMS, Agda Oliveira. A técnica fez uma retrospectiva das ações do PSE em Aracaju. "Durante esses três anos, realizamos dentro das escolas avaliação clínica dos alunos, promovemos a prevenção e educação em Saúde. Apreendemos muito, enfrentamos desafios e estamos preparados para ampliar e fortalecer essas ações no próximo ano", garante Agda Oliveira.     

Das novidades, o PSE terá um novo fluxo e padronização das ações para inserir no calendário escolar. Do fluxo, no ato das matrículas, para 2012, os pais, mães e/ou responsáveis de alunos receberão a declaração de autorização e ciência das atividades do PSE na escola. "Também ficou deliberado, que no próximo ano estaremos ampliando as parcerias do PSE com conselheiros municipais de Educação e lideranças estudantis", conta Agda Oliveira.   

A coordenadora pedagógica do PSE da DEA, Gilvania Azevedo, disse que em 2011, os professores das escolas estaduais envolvidas no programa demonstraram maior comprometimento. "No final do ano, as atividades do PSE ficam mais restritas por conta das férias. Mas, durante o ano letivo, temos uma adesão grande dos professores às ações integrativas da Saúde na escola", comenta  Gilvania Azevedo.