Prefeitura de Aracaju dá início ao Projeto Verão

Projeto Verão
09/02/2012 17h03

Começou nesta quinta-feira, dia 9, na Orla da Atalaia, o Projeto Verão 2012, um dos maiores eventos culturais do calendário brasileiro. Durante os quatro dias do evento, a população sergipana poderá participar de dezenas de atividades culturais e esportivas, além de aproveitar os shows de bandas sergipanas, nacionais e até mesmo internacionais.

Durante todo o dia de hoje, pessoas de todas as idades e moradores de diversos bairros aproveitaram um dia inteiro de projetos sociais, que incluíram jogos e brincadeiras educativas, oficinas e modalidades esportivas, além da abertura do Campeonato Sergipano de Beach Soccer.

A abertura dos shows ocorre logo mais, a partir das 22h, com a presença dos grupos Monobloco, Revelação e Naurêa, que se apresentarão no Palco Principal. Já no Palco Multicultural, o DJ Preto JB, o grupo Kdência e as bandas Elvis Boamorte e Os Boavidas e Samba de Moça Só comandarão a festa.

Trânsito

Para garantir segurança a pedestres e condutores e a fluidez nas principais vias que dão acesso ao evento, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizará, em parceria com a Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) e com a Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRv), operação de trânsito nas ruas circunvizinhas à festa.

Os agentes de trânsito da SMTT atuarão no controle do tráfego de veículos e pedestres no cruzamento das ruas Niceu Dantas e Dr. Bráulio Costa; no cruzamento das ruas Niceu Dantas e Deputado Clóvis Rollemberg; no cruzamento da rua Niceu Dantas com a avenida Rottary e no cruzamento das avenidas Santos Dumont e Rottary (Arcos da Orla). A operação contará com um contingente de 34 pessoas, sendo 15 da SMTT, 13 da CPTran e seis da CPRv.

Limpeza

As ações de limpeza e fiscalização serão comandadas pelas equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que disponibilizará 72 agentes para recolher todo o lixo produzido no evento. Ao todo, serão implantadas 10 ilhas, cada qual com 10 contêineres, que poderão ser utilizadas pelos freqüentadores.

Na área de fiscalização, o trabalho da Emsurb será realizado com o apoio de 100 fiscais, que irão atuar em toda a área da festa. O objetivo é impedir e conscientizar os frequentadores sobre a proibição do uso de recipientes de vidro, para que não ocorra nenhum tipo de acidente com os esportistas.

Fiscalização

Para evitar a venda e o consumo de alimentos contaminados e em condições precárias de manipulação, a Vigilância Sanitária Municipal também marcará presença no Projeto Verão 2012. Uma equipe composta por dez profissionais fará rondas durante os três dias de festa.

No evento, os agentes da Vigilância Sanitária vão abordar vendedores ambulantes, verificando as caixas térmicas (isopor) e também irão vistoriar barracas, bares e restaurantes. Em caso de irregularidades, os materiais suspeitos serão apreendidos e os estabelecimentos serão advertidos.