PMA reforma prédio da antiga Alfândega

Infraestrutura
03/04/2012 16h33

As obras de reforma do antigo prédio da antiga Alfândega de Aracaju se configuram em mais um investimento da administração municipal na restauração de prédios públicos municipal. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), já iniciou os serviços de limpeza do prédio e de colocação de tapumes.

Tombado pelo Governo do Estado, através do decreto nº 21.765, de 09 de abril de 2003, o edifício foi transferido da União para a Prefeitura dois anos depois. A antiga Alfândega de Aracaju, erguida na segunda metade do século XIX, passou por reformas somente em meados do século seguinte para então sediar a Receita Federal e depois desativada até os dias de hoje.

Orçada em R$ 2,7 milhões e com previsão de conclusão para 360 dias, a reforma irá transformar a antiga estrutura em mais uma opção de cultura e lazer da cidade, se transformando em um  Centro Cultural com espaço para comércio de artesanato, hall para exposição de obras de arte, sala de cinema para exibição de documentários e filmes, apresentação e peças teatrais além de um cybercafé.

Assinado pelos arquitetos Ana Libório e Gandara Junior, o projeto visa não só a reforma de toda a estrutura física, mas também a restauração de possíveis pinturas existentes na estrutura inicial do prédio. Todo o projeto será executado respeitando os parâmetros de valorização patrimonial e cultural do prédio.

Segundo a arquiteta da Emurb, Sheila Trope, atualmente as equipes têm trabalhado nos serviços de prospecção para identificar a camada original de pintura e detectar se há murais pictóricos (pintura de parede artística). "Já identificamos vários temas de florais no roda teto de várias salas e marmorizados nos pilares" destaca a arquiteta.