Cursos do setor de vendas auxiliam na organização financeira e empreendedora

Formação para o Trabalho
02/04/2014 17h12

Os cursos Pronatec de Promotor de Vendas e Operador de Supermercado oferecidos pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), órgão vinculado à Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), possibilitam aos alunos, não só atuarem nas áreas para quais foram formados, mas também os orientam na organização financeira das práticas empreendedoras. Atualmente, estes cursos estão sendo ministrados no Cras do bairro Lamarão.

Para o instrutor da turma de Promotor de Vendas, Luiz Antônio dos Santos, a preocupação vai além da capacitação para o mercado de trabalho. "Neste curso trabalhamos o campo da promotoria de vendas, mas também incluímos o empreendedorismo, porque hoje está fácil o acesso aos recursos que possibilitam a abertura de um pequeno negócio e a entrada no mercado de trabalho. Também procuramos unir a parte teórica com a prática através de visitas técnicas a estabelecimentos como lojas e supermercados", explica.

A aluna Magda Eloísa da Silva, que chegou ao curso por indicação do Ministério do Trabalho, disse ter começado sem muito interesse em se qualificar. "Inicialmente eu não estava disposta a continuar no curso, mas, após o primeiro dia de aula, já passei a me interessar pelo conteúdo e a querer me dedicar à área", afirma.

O aluno Adriano dos Santos Barbosa se mostrou entusiasmado com o que ainda vai aprender. "Neste curso eu espero adquirir experiência para me expressar com o público, e assim, me profissionalizar dia após dia. Também pretendo crescer o máximo possível nessa área para garantir um futuro melhor para mim, meu filho e minha família," conta.

Matemática Financeira e Marketing Pessoal

Em relação à programação do curso de Operador de Supermercado, a instrutora do Senac, Ildema Gomes Aragão, explica que o conteúdo engloba as noções básicas de matemática financeira. "Dentro deste cronograma, trabalhamos com porcentagem, juros simples e compostos, desconto, custo de caixa, taxas monetárias de juros e taxa percentual. Espero que ao fim do curso, os alunos tenham compreendido estas noções básicas, pois elas os auxiliarão na realização dos seus trabalhos ou na administração de negócios que desejem abrir", conclui.

A aluna Kelly Fernandes conta que além dos conhecimentos inerentes ao curso de Operador de Supermercado, está entrando em contato com informações úteis para qualquer profissional. "Aqui fui ensinada a como me comportar em uma entrevista de trabalho, incluindo o modo de vestir", diz.

Pronatec

O Pronatec oferece cursos de formação inicial e continuada voltados para a inserção no mercado de trabalho. Os cursos e materiais são gratuitos e ministrados por instituições reconhecidas pela qualidade no ensino técnico e tecnológico, como as unidades do sistema "S". Além disso, o programa oferece a bolsa-formação, que auxilia o transporte e a alimentação dos estudantes.

Os cursos de Promotor de Vendas e Operador de Supermercados pertencem ao eixo de Gestão e Negócios do Pronatec. Este eixo, ainda inclui os cursos de Almoxarife, Operador de Caixa, Recepcionista, Vendedor, Operador de Telemarketing, Representante Comercial, Auxiliar de Recursos Humanos, Caixa de Banco, Comprador, Auxiliar de Tesouraria, entre outros.