Aracaju comemora o sucesso da Semana da Saúde

Saúde
15/04/2014 12h20

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado de 7 a 15 de abril pela Saúde de Aracaju, a Coordenação de Promoção da Saúde, através dos Programas Academia da Cidade e Saúde na Escola promoveu dias de mobilização para realizar atividades voltadas à saúde e ao bem-estar.

A coordenadora de Promoção da Saúde de Aracaju, Maria Antonia Maia d’Avila, destaca que o evento sensibilizou e envolveu centenas de aracajuanos, fazendo jus ao tema que foi “Viver com Saúde é uma Grande Vitória”. “Mostramos a importância de colocar o corpo em movimento e através dele elevar a mente numa perspectiva de adoção de um estilo de vida saudável”, afirma.

Estudantes de escolas públicas e moradores de diversos bairros estiveram envolvidos em ações voltadas para práticas corporais como aulas de ginástica temáticas, caminhadas, avaliação física, palestras sobre temas como envelhecimento ativo, alimentação saudável, prevenção de quedas e análise postural.

O trabalho contou a parceria da Secretaria de Juventude e Esporte (Sejesp), Núcleos de Apoio a Saúde da Família (Nasf), equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e instituições de ensino como Unit, Fase, além do SESC através do Programa Move Brasil.

Durante os dias do evento houve ações como caminhada na avenida Canal 4 do conjunto Augusto Franco; caminhada na praia; aulão de ginástica com o tema Copa do Mundo no Parque dos Cajueiros; aulão no Parque da Sementeira; aula de tai chi chuam;  aula temática anos 60 , Páscoa, dança do peneirou e forró. Também houve atividade em parceria com departamento de fisioterapia da fase; jogos dramáticos; palestras sobre benefícios do treinamento funcional, doenças cardiovasculares, diabetes, diferenças entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos; importância dos exames periódicos para mulher e para o homem, importância da atividade na melhoria da qualidade de vida.