Sema leva atividades de educação ambiental para alunos do IFS

Meio Ambiente
16/04/2014 17h23

Na tarde desta terça-feira, 15, a equipe de educação ambiental da Sema realizou uma palestra com os alunos de Segurança no Trabalho do Instituto Federal de Sergipe (IFS), da disciplina Educação Ambiental, ministrada pela professora e também técnica ambiental da Sema, Shéron Morales.

Após a palestra, a equipe de educação ambiental da Sema conduziu os alunos para a realização de atividades de sensibilização  em ruas localizadas no entorno do IFS. O objetivo foi esclarecer a importância do descarte correto dos resíduos sólidos.

"A educação ambiental é desconstruir e reconstruir um novo pensar sobre o meio ambiente. É importante que a escola associe-se aos programas socioambientais desenvolvidos pelos gestores ambientais. A integração entre esses atores sociais é de grande relevância para a construção de uma sociedade pautada na sustentabilidade", esclareceu a professora

A professora lembra ainda que a união entre os dois órgãos públicos para a sensibilização ambiental da população não começou agora. "No mês de março, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente firmou parceria com o Instituto Federal de Sergipe, onde realizaram palestras ambientais na sede do IFS-Pronatec", completou Shéron Morales.

O secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, ministrou a palestra "Políticas Públicas Ambientais no Município de Aracaju", já a palestra "Mídia e Meio Ambiente", foi ministrada pela assessora de Comunicação da Sema, Sheyla Morales. O tema "Panorama da aplicabilidade da legislação ambiental em Aracaju", ficou a cargo do secretário Adjunto da Sema, César Gama,  seguido da palestra "Fiscalização e licenciamento ambiental: perspectivas e desafios da atuação do Ibama no Brasil" pelo Chefe da Ditec/Ibama-SE, Régis Fontana Pinto  e por fim "Direitos e deveres do trabalhador: experiências sindicais", ministrada pela diretora do Seese, Shirley Morales.

"Foi mais uma oportunidade que a Sema teve para mostrar a sociedade suas atividades e como a gestão municipal tem cuidado do meio ambiente de Aracaju. Além dos alunos do IFS, as palestras contaram com a participação dos analistas e técnicos ambientais da Sema, que tiraram dúvidas sobre direitos e deveres dos servidores públicos", relatou a assessora de Comunicação da Sema, Sheyla Morales.

"O Ciclo de Palestras Ambientais foi  proveitoso e enriquecedor de conhecimentos, principalmente quando tratamos de onde moramos. São ações que estão acontecendo para a educação da população e para a implementação de plano que visam a melhoria do meio ambiente da Capital", disse o estudante do curso de Segurança no Trabalho do IFS-Pronatec, Phillipe Gabriel dos Santos.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A lei nº 9.795/199 trata da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Esta lei passou a integrar o Plano Plurianual do Governo em 2000. Dessa forma, envolve em sua esfera de ação, além dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - Sisnama, instituições educacionais públicas e privadas dos sistemas de ensino, os órgãos públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e organizações não-governamentais com atuação em educação ambiental.

A PNEA entende que educação ambiental significa valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. Nesta perspectiva, a educação ambiental é uma política pública, mobilizadora social, que trabalhará os mais diversos temas desde a saúde pública às questões relativas ao meio ambiente.

Soma-se a PNEA a Agenda 21, que é um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.