População participa de ação contra o câncer de boca

Saúde
19/05/2014 15h54

Na manhã desta segunda-feira, 19, na Unidade de Saúde da Família João Bezerra, no Mosqueiro, o dentista Carlos César Barros e a auxiliar de odontologia, Maria José Oliveira, palestraram sobre o câncer de boca, esclarecendo detalhes sobre sintomas e cuidados na identificação da doença.

Segundo explicou Maria José, a iniciativa da palestra foi devido ao surgimento de dois casos desse tipo de câncer na região. "Percebemos que tínhamos de alertar a população quanto esta doença. Este tipo de câncer é um dos que mais matam as pessoas, porém, cuidados simples podem evitar o problema. Nos surpreendemos com a grande participação popular, o que demonstra que todos estão antenados e preocupados em melhorar seus cuidados com a boca", disse.

Para o dentista Carlos César Barros, a boca precisa ser priorizada como as demais partes do corpo. "Apesar de ser um órgão importante, pois é caminho para os alimentos, as pessoas ainda negligenciam a boca, o que acaba sendo um erro. A importância desta ação é para conscientizar as pessoas de que quaisquer mudanças na boca elas deverão procurar um médico e principalmente alertar para o não consumo de álcool e ou cigarro", explicou.

Segundo o coordenador do Programa da Saúde Bucal de Aracaju, José Guimarães Neto, naturalmente as Unidades de Saúde de Aracaju fazem ações no mês de outubro frisando cuidados bucais e doenças, porém em determinados casos, se faz essencial uma ação antecipada e que o dentista e sua equipe tem o respaldo para montar esse tipo de palestra.

"Os profissionais que atendem na rede municipal de Aracaju possuem respaldo para identificar a necessidade de ações desse porte. Frisamos sempre que o combate às doenças, prevenindo-as, é algo muito mais eficaz e barato para o sistema público de saúde. Assim, temos obrigação de levar até a população alertas sobre doenças e tratamentos relacionados à saúde bucal", enfatizou.