Forró Caju atravessa divisa e é divulgado em Salvador

Indústria, Comércio e Turismo
05/06/2014 16h24

O Forró Caju ainda não começou mas já chegou a Salvador, na Bahia, com toda a animação e tradição comuns a este evento conhecido como sendo um dos mais convidativos de todo o país. Ontem, 4, em um restaurante da capital baiana, um encontro para capacitação de agentes e operadores de turismo recebeu uma prévia do que espera os visitantes da capital sergipana entre os dias 18 e 29 de junho.

Promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH/SE), o encontro de capacitação reuniu profissionais das áreas de Turismo e Hotelaria de Sergipe e da Bahia, mas teve como intuito apresentar melhor Aracaju e Sergipe para os agentes e operadores responsáveis por atrair turistas. A Prefeitura de Aracaju (PMA), através das secretarias da Indústria Comércio e Turismo (Semict), de Comunicação (Secom) e da Secretaria Especial de Cultura (Sec/Funcaju), promoveu um verdadeiro arrasta pé e chamou a atenção para o Forró Caju que se aproxima e para as belezas e atrativos de uma das capitais mais belas e estruturadas no Brasil.

 "Ficamos muito contentes com esse convite. Assim, conseguimos mostrar o que temos de melhor, ainda mais agora com a aproximação dos festejos juninos. Através do convite da ABIH trouxemos alguns. A época junina é quando recebemos mais turistas o que nos traz muito retorno financeiro, este que será voltado para a população de Aracaju", salientou Fred Teles, representante da Semict.  

De acordo com Cristiano Luz, gerente comercial do Hotel Del Canto e coordenador do evento, a PMA foi convidada para participar da ação como forma de agregar potencialidade na apresentação dos encantos de Aracaju. Para ele, a capital sergipana tem se tornado, cada vez mais, um destino certo para os turistas, não só do Nordeste. "Aqui estamos capacitando agentes e operadores, ou seja, procuramos muni-los de informações para que eles possam atrair visitantes para a nossa capital e, consequentemente, para o Estado. Aracaju tem muita coisa para mostrar e a prefeitura nos ajudou muito nessa participação. É preciso mostrar o que temos de bom e esta é uma boa época para chamar atenção para a capital sergipana. O Forró Caju é um evento importante para o turismo e hotelaria, movimenta muito", frisou Cristiano.

Para o evento em que a PMA foi convidada, o Governo do Estado também esteve presente em uma ação conjunta. "Agentes de turismo são como ponta de lança no mercado. A Prefeitura e o Governo têm que fazer esse trabalho juntos, porque no final todos ganham. Quem ganha é o povo sergipano, com renda que será revertida em benefícios. Em ações como essa, temos a expectativa de mostrar mais a nossa capital, nosso Sergipe", afirmou Hugo Julião, técnico da Emsetur.

Com um trio pé de serra, panfletos e guias, Aracaju foi exibida através da tradição do Forró Caju. O arraiá montado fez sucesso entre os profissionais presentes que entraram na dança. Para os que já conheciam Aracaju, a apresentação serviu para matar as saudades. Já para os que não conheciam, o evento serviu para aumentar a vontade de se entregarem às belezas e tradições da capital sergipana.

Paula Reis, representante do Hotel da Costa, o evento foi único para a divulgação de Sergipe e, consequentemente, de Aracaju. "Podemos nos abster de mais informações e apresentar para os profissionais daqui. Temos grandes expectativas para este mês de junho que, normalmente, atrai muitos turistas por conta dos festejos juninos", ressaltou.

Representante do Hotel Rekinte, Dani Melo acredita que os turistas precisam conhecer outros aspectos da capital sergipana. "As pessoas não têm noção de que Aracaju tenha tanta infraestrutura, é limpa, barata, com trânsito relativamente tranquilo. Aracaju não é só uma capital para comer caranguejo. Temos programação para gente de todas as idades e estilos", ponderou. 

Quem comunga da mesma opinião é Lívia Sandrim, do Praia Hotel.  "Aracaju é muito nova. Está em grande destaque e o que queremos é mostra nossa cara, nossa estado, nossa capital e o que ela tem de atrativo e que as pessoas ainda não conhecem", considerou.

Com a chegada de junho, o turismo ferve na capital. "O Forró Caju é o nosso carro chefe. Como o nosso São João é diferente, para nós, divulgar esse festejo aqui na Bahia, é um ponto a mais para atrair os turistas através dos agentes e operadores baianos", disse Camila Rollemberg, do Prodigy Resort.

Edileusa do Rosário, trabalha como apoio operacional de um agência de viagem em Salvador e foi uma das conquistas pelas belezas da capital sergipana. "Esse evento foi muito bom porque acrescentou conhecimento. Ainda não fui a Aracaju, mas fiquei apaixonada por ela. Agora, além de fazer propaganda, ainda me empolguei para conhecer".

Com a turismóloga Helaine Santos, é diferente. Ela já conhece Aracaju. "Já conheço Aracaju, já fui várias vezes. É o xodó da Bahia. Percebo que os baianos vão muito mais a Aracaju do que os aracajuanos vêm a Salvador, por exemplo. Acontece que a capital sergipana, mesmo sendo menos, tem mais atrativos. Aracaju tem uma infraestrutura melhor e isso nos atrai mais, ainda pela proximidade das capitais", acrescentou ela que está de malas prontas para aproveitar o Forró Caju.