Alegria e descontração marcam a volta às aulas na rede municipal de ensino de Aracaju

Educação
14/07/2014 16h44

Num clima de muita alegria e descontração, os estudantes da rede municipal de ensino de Aracaju retornaram às aulas nesta segunda-feira, 14. A novidade deste ano no município foi a colocação em prática do calendário único, que não existia nas administrações anteriores e que permitiu aos alunos, professores e toda comunidade escolar entrarem de férias numa única data, a partir do dia 13 de mês passado, junho.

Uma das unidades de ensino onde os alunos demonstraram que estavam com saudades das aulas, dos coleguinhas de classe e professores foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Alcebíades Melo Villas-Boas, localizada no Bairro Industrial, Zona Norte da Capital.

Foi o caso de Laulane Santos, de 8 anos de idade, que cursa o 3º ano A do Ensino Fundamental Menor. Ela disse que estava com saudades das coleguinhas, das professoras e de toda a direção. "As férias são boas porque a gente descansa um pouco dos estudos, mas fica aquela saudade do ambiente escolar. Estou feliz em rever todos", declarou.

Izael Anderson Santos, de 8 anos, que cursa o 2º ano, expressou as mesmas palavras da colega de classe. "Minhas férias foram muito boas, torci pela Seleção Brasileira, que infelizmente não foi campeã, mas estou hoje aqui na escola para dar prosseguimento aos estudos. Já estava com saudades das colegas e dos colegas. Está sendo muito bom estar com eles", revelou.

Um novo recomeço dos projetos

A professora Mayra Theodoro Correia Muller considerou a volta às aulas como uma espécie de recomeço de uma expectativa para os alunos e para os próprios docentes. "O que não conseguimos colocar em prática no primeiro semestre do calendário escolar, que possamos fazer agora nesta segunda etapa", observou.   

Neste segundo semestre do calendário escolar ela disse que a sua meta, em consonância com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), é avançar ainda mais na escrita e na leitura dos alunos. "Esta tem sido uma das inúmeras metas traçadas pela gestão da secretária da Educação Marcia Valéria. Esperamos aqui na EMEF Alcebíades Villas-Boas alcançá-la", destacou.

Em relação a colocação em prática do calendário único, a professora Mayra Muller afirmou que foi um dos grandes avanços na rede escolar municipal de Aracaju. "Pela primeira vez os alunos, professores e direção das escolas tiveram férias programadas em toda rede municipal. Os pais de alunos ficaram felizes por poderem passar as férias com os filhos e nós, professores, também", concluiu.

Sobre as metas as metas para esse segundo semestre do ano letivo, o coordenador pedagógico de EMEF Alcebíades Villas-Boas, Tenisson Costa, disse que uma delas é dar continuidade aos programas de ensino e aprendizagem e finalizações das atividades da escola. Destacou ainda que o calendário único ajudou muito a coordenação pedagógica e estruturar todo o sistema de ensino da unidade escolar.

"Com o calendário único na rede municipal de Aracaju não só as famílias como também os professores e direção têm hoje como se organizarem no período de férias das crianças. Foi uma conquista muito importante e que não interferiu de forma alguma no andamento do calendário escolar. Todos puderam aproveitar as férias e acompanhar a Copa do Mundo", analisou Tenisson Costa.

O diretor do Departamento de Educação Básica da Semed, professor Dênisson Ventura Sant´Ana, destacou que todos os alunos e professores da rede municipal estavam retornando das férias para dar prosseguimento às atividades escolares e programas criados para erradicar o analfabetismo, que caracterizou a rede até 2012, quando o ensino municipal foi avaliado como um dos piores pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico).

"Vamos retomar a segunda etapa do calendário escolar com a realização dos trabalhos focados no crescimento e na melhoria e qualidade do ensino básico, que o nosso objetivo maior e nossa obrigação em colocar em prática os programas idealizados e implementados pela secretária Municipal da Educação, professora Márcia Valéria Lira Santana", destacou.

Importância do calendário único

Sobre o Calendário Único, Dênisson Sant´Ana observou que ele foi necessário porque a atual gestão encontrou a rede municipal com até 23 datas. "De 2013 para 2014, alinhamos o calendário das unidades de ensino, o que facilitou a comunicação com os gestores das escolas e facilitou o acesso aos programas colocados em prática voltados para a aprendizagem dos alunos", explicou.

Dessa forma, concluiu o professor Dênisson Sant´Ana, eles irão os programas do Mind Lab, Ensino Estruturado com o foco na alfabetização e as Olímpiadas de Jogos Eletrônicos Digitais, focalizando a aplicabilidade do Currículo Único que foi trabalhado e elaborado democraticamente com a participação de todos os professores e diretores.